terça-feira, 19 de março de 2024

INTERAÇÕES





 Que mundo é este que estamos vivendo?  Tenho interagido, muito, com pessoas de todos os tipos, que me  enviam solicitações de amizade. Acredito, devido às minhas postagens, que  estão em busca, desesperada, por terem alguém que lhes cure as feridas, dê consolo, suporte, amor....

 A grande maioria  são homens, de todas as faixas etárias (dos 43 até os 70), mas a maioria entre 45 e 65. Leem minhas poesias, se enganam quanto a minha idade e me contatam, sempre, de forma educada. Lógico, a pergunta  sobre minha idade é uma das que afloram, logo de início. Depois quando digo, minha idade cronológica, sem rodeios, ficam surpresos, às vezes desaparecem, ou saem com o chavão:  "Idade é apenas um número". Me divirto, imensamente, pois na realidade, não é. Não que eu seja etarista. Acredito que  a idade não define ninguém, mas tem várias implicações. Não podemos ser simplistas, e achar que enormes diferenças de idade, sejam em que tipo de relacionamento for, não tem suas implicações. Estranho é que as mulheres estão melhor com sua solitude. Não precisam tanto de alguém para reforçar seu ego, dar suporte, conforto, cuidado. É uma generalização, mas acredito que enfrentamos as dificuldades, com mais garra.

 A grande maioria, destes homens, têm vidas solitárias,  difíceis, estão carentes de carinho, atenção, uma palavra amiga e, então dizem, mas podemos ser amigos. São também atraídos pela ideia do Brasil. Talvez passe a ideia de mais abundância, permissividade, escape de sua realidade difícil.

 Se encantam por uma foto, não sabem nada da pessoa em questão,  e se declaram apaixonados. Que mercadoria fácil virou o amor! Como esta palavra está banalizada. Se declaram apaixonados por toda uma vida, sem sequer conhecer o outro. Juram uma fidelidade impossível de ocorrer, com todas as varáveis de um relacionamento que, possivelmente, nem sequer ocorra.
Esta experiência de interagir com meus seguidores tem sido muito rica em meu entendimento sobre nós, seres humanos.  Não nego solicitações de amizade. Acredito que quando alguém nos pede amizade, temos que dar um voto de confiança. Se não der certo, restrinjo, bloqueio.  Claro já encontrei pessoas menos educadas, outras com intenções escusas, mas já aprendi a identificar, com facilidade, perfis falsos, informações fraudadas, falta de autenticidade e  fragilidade de outros.  Muitos com problemas de uma expressão mais lógica,  uma escrita não clara, e dificuldade de compreensão. 

Por que estou me expondo a isto? Creio que é através de nossas interações que crescemos, nos conhecemos melhor, e abrimos possibilidade de expandir nossa influência e ajudar, com nosso entendimento, o outro a sair de suas prisões.  Também há encontros surpreendentes com pessoas com as quais aprendemos muitíssimo. Não podemos nos aprisionar em ideias preconceituosas, e nos fechar a maravilha de conhecer outro ser humano, com seus pontos fortes e fracos, assim como nós.

O que realmente me impressiona é a dificuldade que, hoje, as pessoas têm de se relacionar em seu habitat, com pessoas reais. Será o medo, a timidez, a falta de confiança em si mesmo, e nos demais? Parece que a Internet cria uma rede de proteção, quando na verdade  é o oposto, esconde perigos e armadilhas.
Sim, as interações neste nosso mundinho estão cada vez mais complicadas. Quanto mais nos escondemos atrás das telas, e de vários outros artifícios, mais 
difícil e truncada fica nossa interação com o outro. 

Há muitas barreiras reais e fictícias que impedem uma real interação. Há que tentar chegar no outro, entender sua realidade, sua percepção, sua visão de vida, de mundo. Só assim conseguiremos melhorar a nós mesmos, nossa realidade e, com certeza, o mundo será um lugar melhor de habitar, com menos intransigência, ódios, e guerras.


Cida Guimarães
19/03/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.