sábado, 12 de fevereiro de 2022

Amor e romance nos tempos atuais !




O amor  romântico dos filmes/ livros de príncipes encantados,  dos romances água com açúcar de M. Delly, Magali,  outros,  são, definitivamente, coisa do passado. Hoje, as antigas meninas-moças, ingênuas, recatadas, são mulheres empoderadas, seguras de si, e, geralmente, céticas quanto a príncipes encantados, que na maioria das vezes se tornam sapos. 
Há diferentes formas de relacionamentos: héteros, ‘homo’, abertos, trans, à distância e os códigos são pessoais, assim como as formações familiares são as mais distintas.

 A vida sexual inicia cedo, e acabou-se o encantamento da sedução, dos bilhetinhos amorosos, do flerte,  de ficar secando o outro, como dizíamos.  Fim de romance, de idealizações.  Positivo? De um certo ângulo, sim.  Por outro lado, é  cínico  e amargo. Muita coisa deixou de existir. Muitos passos foram abolidos.

Lembro como era demorado deixar pegar na mão;  que incrível foi o primeiro roçar de dedos, primeiro beijo.  Perdeu-se algo? Com certeza, ficamos mais amargos, céticos, e muito do encantamento se desfez. Ganhou-se também. Sempre as perdas e ganhos, a constante de nossas vidas. Havia muita ilusão, fantasias  e quando a realidade dava as caras, o desastre era iminente.

São  dois polos, extremos, e nenhum dos dois é positivo. Precisamos da realidade, de conhecer o outro, de desmistificar o sexo, mas também, agora, há  falta de sonho, fantasia e romance, que também é  frustrante. 
O sexo como início de um relacionamento é pular etapas essenciais, fundamentais se a relação não for só  fogo de palha. O que atrai no outro, a fase inicial da paixão vai temporalmente, dar lugar a pequenas desilusões, à realidade, que nunca é  perfeita. Precisamos conhecer os buracos negros do outro, e ainda assim, amar esta pessoa, como ela é,  sem a idealização. Aceitar as falhas dos outros para também aceitarem as nossas.  Ninguém  é  perfeito. O romance, a fantasia, e o sonho são essenciais, mas olhar e apreciar o real, sem as camadas superpostas  por  nossa fantasia é  fundamental para que a relação perdure.

Acredito que falei em uma postagem anterior que amar é um ato, uma decisão. Eu escolho amar alguém ou continuar a amar quando já está clara, evidente a face oculta da pessoa. Nós também já revelamos nosso lado escuro, e esperamos aceitação. É o amor incondicional. Temos este amor por nossos pais, filhos.  Independente do quanto tenhamos sido magoados, frustrados em nossas expectativas, continuamos a amar. É  este amor que precisa estar presente para que um relacionamento sobreviva ao desgaste do tempo.

Tudo está em eterna mudança, e novas formas de amar, e se relacionar, provavelmente,  ocorrerão, mas o amor verdadeiro é eterno. Precisamos nutrir e regar, diariamente,  este sentimento  para que o mesmo ilumine nossos dias, com a linda sensação de pertencimento, acolhimento e paz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.