quarta-feira, 30 de junho de 2021

Caminho para Transformação Pessoal

 


A Programação Neuro Linguística, e nosso caminho para uma transformação pessoal. 

A mudança pessoal é tanto  uma experiência interna como externa que  se origina, geralmente, de uma insatisfação  interior,  que leva a uma  mudança em nossa forma de pensar, e uma busca de desenvolvimento.
Estamos, sempre, nos aproximando de algumas coisas, e nos afastando de outras, mas para que uma mudança efetiva e duradoura ocorra, em nossas vidas, precisamos passar através de uma série de pontos sucessivos. Isto não quer dizer que uma mudança não possa ser repentina, mas sim que as mais significativas seguem uma sequencia específica.
Podemos reconhecer, facilmente, nosso processo de desenvolvimento, observando as diferentes fases de nossa vida. Começamos como crianças, depois adolescentes, idade adulta, meia idade, e, inevitavelmente, velhice.
Apesar de algumas pessoas passarem através destes diferentes estágios de formas e ritmos distintos, a sequencia permanece igual. Estes estágios definidos de vida não são limitados ás mudanças físicas. Estas mudanças ocorrem, em todos os níveis, e em todas as áreas. As mudanças psicológicas e emocionais mudam em conjunção com as físicas, e vice-versa.
Uma ordem muito similar está envolvida no processo de  desenvolvimento e crescimento pessoal.

Os 7 estágios de mudanças pessoais:



  Estágio 1. Desenvolvendo nosso autoconhecimento

 A motivação para mudança ocorre quando sentimos que não estamos preenchendo nosso potencial em alguma área de nossa vida. Esta percepção, sensação pode ser sutil; você observa que não é mais tão eficiente ou não se sente mais realizado no que faz. 
Este reconhecimento o faz perceber a necessidade de ajuste em sua forma de pensar, ou em alguma atividade prática  de sua vida. Mesmo antes de identificar a origem deste desconforto interno, você  intui, sente isto em algum nível. 
Algo não está funcionando bem.

 Estágio 2. Descoberta

Quando sua mente é capaz de identificar a origem de sua insatisfação, e está fazendo o melhor possível para você se dar conta de sua presença, acontece o estágio da descoberta.
Fique atento porque seu ego pode oferecer resistência à mudança. O ego sempre busca refúgio na negação, onde finge que seu desconforto se origina de uma fonte externa e não interna. Para que a mudança pessoal ocorra, além deste estágio, é crucial que aceitemos que a origem de nossa insatisfação está em nós, e também que somos capazes de lidar com ela e a controlar. 
Nossa capacidade de mudar nossa forma de pensar é um pré-requisito para passarmos para o estágio seguinte, neste processo de mudança pessoal.

Estágio 3. Propriedade

Neste estágio, precisamos nos apropriar e assumir total responsabilidade por nosso desconforto ou mal-estar. Isto significa que precisamos reconhecer a origem de nosso problema como interna, e que são nossos padrões de pensamentos, inconsistências emocionais, hábitos de vida, crenças limitantes, ou raciocínio falho que precisam ser consertados. Precisamos nos apropriar do problema.
Este  passo fundamental nos leva à conclusão de que somente nós mesmos, podemos controlar como responder ou reagir às circunstâncias, e situações nas quais nos encontramos. 
Na vida, nosso crescimento acontece somente quando assumimos total responsabilidade por nossas ações, em uma dada situação.
Nos apropriando de nossos atos, passamos a um novo nível de maturidade, crescimento, e fortalecimento pessoal.

Estágio 4. Exposição

Este é o estágio  no processo de mudança, onde expandimos nossa busca para identificar o hábito ou atitude que parou de nos servir. Isto pode ser bastante desafiador por muitas razões. Uma das razões é que a lógica é raramente uma ferramenta na arena emocional; outra é que temos a tendência de acreditar que nossas crenças são verdades universais e, portanto, estamos, sempre, buscando formas de justificá-las.

Ao invés de iniciar uma confrontação é mais fácil refletir sobre nossos padrões de comportamento para identificar como nossas diferentes crenças podem estar afetando nossas vidas. Vimos isto em TCC com as crenças irracionais de Albert Ellis. Uma vez  que consigamos identificar a área que está nos retendo ou limitando, então teremos tanto a lógica quanto a emoção dando sustentação ao nosso desejo de mudança.

Estágio 5. Intenção

Este é o limiar da mudança pessoal. Você identificou uma crença antiga ou padrão de comportamento, e agora você está motivado para substituir por algo mais útil. Está pronto para abraçar o novo.

Está na hora de escolher a direção.

É fácil identificar qual seu estado desejado, onde você quer chegar. A mesma comparação que expôs seu desconforto inicial, vai agora revelar seu objetivo futuro.  É necessário  abraçar uma forma de pensar pró ativa, e formular seu plano de ação.

Estágio 6. Ação

Uma ação consistente é a única forma para alcançar resultados em tempo útil. Se você não agir, nada vai mudar, e seu desconforto com a realidade presente vai só se  intensificar já que, agora, você está consciente da mesma.

Agir demanda deixar o medo e a apatia de lado e abraçar fé  e incertezas, sair de nossa zona de conforto, e preencher a lacuna entre onde estávamos, e onde desejamos estar.

Estágio 7. Integração

Este  é o último estágio do processo de crescimento pessoal,  onde a mudança já ocorreu. 
O que começou como uma  consciência, que um ajuste em sua vida  era necessário, resultou em desenvolvimento de uma jornada de crescimento e desenvolvimento
Você, agora, sabe que é capaz, aprecia suas conquistas, e neste estágio já deixou para trás alguns padrões comportamentais que não lhe serviam, os substituindo por atitudes mais uteis.

A Escolha de Crescimento Pessoal


Quanto mais controle você tiver destes processos, mais natural vai ser. Aqueles que  se devotam ao seu crescimento pessoal, tornam sua forma de vida uma busca  por contínuo desenvolvimento.
A resistência a mudança é o caminho mais fácil, mas custa às pessoas o sentido de felicidade e realização, que buscam.

 Quando você abraça a mudança, você abraça a vida!




Perguntas para refletir:

1. Como você se sente com mudanças pessoais?

2. Você resiste às mudanças que são necessárias para progredir em sua vida?

3. Com que frequência você se avalia, nas diferentes áreas de sua vida que você quer melhorar e desenvolver?


Texto traduzido e adaptado do Curso  "NLP Master Practitioner Certificate ( Advanced to Specialist)" 
Kain Ramsey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.