sábado, 17 de julho de 2021

Verdades absolutas ou crenças limitantes?

 Nossa vida e nossas escolhas estão alicerçadas em princípios, valores, objetivos, traçados com base em nossas crenças? 
São estas crenças oriundas de uma análise cuidadosa, verdades absolutas, ou são limitantes, em vários aspectos?

A PNL busca responder a estas e outras perguntas, revisitando  conceitos  de identidade pessoal, condição atual, estado desejado, pressupostos,  estágios de desenvolvimento, já visitados  no curso de Teoria Cognitiva Comportamental e Mindfulness, mas  que tomam, na  Programação Neurolinguística, uma nova dimensão e aplicação, através da identificação de nossas verdades que se transformam em  crenças limitantes, e fazendo uma nova programação mental. 


A PNL parte dos segundos pressupostos:

1. "O mapa não é o território", frase cunhada por Afred Korzybski (polonês). Cada pessoa tem uma forma de pensar única, um mapa mental que é limitado. O que eu vejo é sempre circunscrito ao meu conhecimento, ao meu sentimento. Veja a postagem em "Mindfulness", sobre este tema.

2. As pessoas tomam as melhores decisões. A cada momento,  decidem o que consideram ser o mais adequado à situação. Precisamos identificar as intenções por trás das ações. Queremos ser julgados por nossas intenções, mas julgamos os demais,  por suas ações, sem conhecer sua história.

3. Não há bom, mau, certo ou errado.  Nada é por si só bom ou mau. Depende de minha percepção, e do que está envolvido.

4. A identidade humana só é restrita pela perfeição. Há que tentar sempre, não nos impondo limites.

5. A vida é um processo eterno de troca e mudança. Nada é permanente, e tudo e finito, e cambiável.

6. A imitação e superficialidade são um desperdício de criatividade. Nunca vou me tornar igual a outra pessoa. Devo tentar ser o melhor que eu possa, e não  copiar ou querer ser como outro. 

7. Os seres humanos devem ser entendidos e não diagnosticados. Quando emito um parecer já julguei, e talvez, não tenha entendido.

8. A concordância e discordâncias são irrelevantes à luz da verdade. Se algo é verdadeiro, não tem mais sentido a discussão.

9. O crescimento pessoal ocorre através da aceitação da verdade. Só me desenvolvo como indivíduo quando aceito minhas limitações e a verdade.

A neurolinguística usa o modelo ABC da Teoria Cognitiva Comportamental como uma meta  estratégia. É uma metodologia para superar problemas psicológicos, comunicativos e linguísticos através de estratégias para uma vida mais produtiva. Muito do que somos é baseado no que acreditamos sobre nós. Nossas crenças conscientes e inconscientes formam o mapa de nosso mundo e impactam os papéis que desempenhamos nele.  Estes mapas nos permitem negociar a vida tão eficientemente quanto possível. Crenças são um sentido de certeza sobre o que algo significa. Um sentimento construído por referências e experiências de vida (o que lhe disseram e o que sentiu). Imagine uma mesa com 4 pés. O topo da mesa é a nossa crença,  e as 4 pernas as referências que dão suporte e mantém o topo. É crucial que entendamos que nossas crenças não são reais, são somente uma representação do que consideramos real; uma representação subjetiva. Considerando que crenças são construções irreais, nenhuma crença é por si só certa ou errada. Pode ser  tanto fortalecedora ou limitante de nossas ações subsequentes. Em muitos casos nossas crenças nem pertencem a nós; nos foram ensinadas quando éramos jovens e impressionáveis, passando hoje, a determinar nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos. 
 Para  podermos atuar e utilizar o ABC precisamos passar por alguns níveis e estágios de aprendizado. Precisamos ter fome de saber, e buscar informações para crescer em conhecimento através do estudo, desenvolvendo nosso auto conhecimento, auto disciplina para impulsionar nossa competência  para nos tornarmos uma autoridade e poder influenciar outros.

Quando desenvolvemos nosso autoconhecimento passamos por sete estágios:

Vítima:  Estágio inicial.  Estado de apatia, enfraquecimento, Eu perco (o mundo desaba sobre mim. Só comigo isto acontece. por que meu Deus?

Conflito: ressentimento, amargura; o outro perde (culpo os outros, sou ressentido) Tudo por culpa do outro. Não podia ter feito isto

Responsabilidade: perdão, colaboração, Eu venço (assumo meu papel, tento me redimir). Eu sou a responsável. Tenho que buscar uma solução.

Preocupação: compaixão, servidão, você vence (me preocupo com os demais). Como deve estar sendo difícil!

Reconciliação: Paz interior, aceitação, nós vencemos (aceito minhas fragilidades) Vou procurar ser melhor, mas isto é complicado para mim.

Holístico: contentamento, sabedoria, unidade (desenvolvo entendimento, união)

Criação livre: fogo, paixão, criatividade, liberdade (livre para criar, ser eu mesma)

É preciso reflexão e desejo de crescimento para sair dos estágios iniciais, assumir o protagonismo, e responsabilidade por seus atos, se reconciliar com seus buracos negros, suas deficiências, aceitar as diferenças, e buscar equilíbrio.


O ABC
A = Acontecimentos: o mundo, outras pessoas, experiências pessoais, historia pessoal, futuro, nosso Eu
B= pensamentos, atitudes, papéis, regras, obrigações, crenças, imagens, encontros
C= emoções, sentimentos positivos, sensações físicas
Nossa mente filtra tudo que experimentamos através de nossos sentidos em concordância com nossas crenças. Diferentes pessoas vão testemunhar um crime e ter diferentes descrições do acontecimento, conforme suas mentes tenham filtrado e interpretado o mesmo. 
O A é  a situação, o gatilho, que provoca nossos pensamentos e consequentemente nossas emoções e sensações físicas. Podemos trabalhar em nossos prensamentos, e aprender a controlar nossas emoções. Dar uma pausa antes de agir. Como diz Ghandi, no pensamento abaixo, temos que cuidar de nossas palavras para não se tornarem ações, e estas formarem hábitos que vão  definir nosso caráter e futuro.

" Watch your thoughts for they become words. Watch your words for they become actions. Watch your actions for they become habits. Watch your habits, for they become character. Watch your character, for it will determine your future. " M Ghandi

Sempre experimentamos  nossa percepção da realidade ou somente uma noção distorcida?
Dizem que nunca podemos conhecer a verdade, mas somente nossa versão dela conforme a tenhamos percebido. Pessoas distintas veem a mesma coisa; entretanto, a interpretam de modos distintos. A programação neurolinguística nos leva a focar em nossas crenças, como as mesmas podem ser modificadas, corrigidas ou descartadas. Geralmente não são as crenças das quais somos conhecedores que nos causam problemas, mas as que estão subconscientes. Crenças escondidas estão enterradas em nosso inconsciente e às vezes, até pensamos que não existem, mas tem papel significativo na forma que nos conduzimos na vida.
 Neste processo de desenvolvimento e autoconhecimento estamos, sempre, nos deparando com a VERDADE. Ela é indiscutível, e está em todos nós. É sábio tentar  nos comunicar somente com a  verdade.


 Precisamos diferenciar:
1.  Verdade empírica (fatos) Pode ser medida. Os detalhes específicos do que ocorreu, quando, onde, com quem, e o que envolveram
2. A verdade de narrativas pessoais. (Por que?) Esta é a  de lembranças e memórias pessoais. Estórias pessoais não contém toda a verdade, mas são parte integral e levam à justiça.
3. Verdade relacional (perene) sobre uma experiência que é estabelecida através da interação humana, discussão, debate.
4. Verdade Transformadora (sabedoria profunda) A exposição de noções perspicazes que levam à profundidade de autoconsciência e consciência.

Há também 5 categorias de crenças:

1. Existencial. A mais usual.  Ser ou não ser? Questionar nossa existência, nossa crença em Deus, na criação do homem, na vida eterna.

2. Associativas. Entendemos algo comparando os dados que temos com outros, associando, chegando a conclusões.

3. Causa e Efeito.  Formamos opiniões, emitimos julgamentos, e decidimos baseados em nossas experiências e suas consequências.

4. Previsões. De como será nosso futuro,  imaginando cenas que acabam influenciando nosso momento presente.

5 Meta Crenças.  Alvos. Nossa identidade social, cultural, nossos padrões em relação a gênero, educação família,  sexo, política, religião, crime. Estas definem nossos posicionamentos e ações.

 Você sabe identificar algumas de suas VERDADES?
 Quais destas são crenças limitantes?


Texto traduzido e adaptado do Curso  "NLP Master Practitioner Certificate ( Advanced to Specialist)" 
Kain Ramsey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.