sexta-feira, 25 de junho de 2021

Equilíbrio e Tomada de Decisões




O que buscamos? Como atingir uma vida equilibrada, em um mundo que está se movendo, cada vez mais rápido? 
Como parar o ciclo de "stress", fadiga, e frustração, e trazer  equilíbrio? 
É possível ou somente uma quimera?

Alguém disse:

" Você está sempre a um passo de mudar tudo em sua vida. Depende de sua decisão."

Só experimentamos liberdade, quando exercitamos nossa capacidade de escolha, e isto é tão  difícil, na maioria das vezes.  Sempre perdemos  algo, e decidir do que vamos abdicar é  a grande questão. Nossas decisões definem nossa vida.

Tomamos  decisões  de 3 formas distintas.
 Guiados por nossa cabeça, por nosso coração, ou instinto. 
(Vimos isto em TCC)         
Você é mais guiado pela cabeça, coração ou instinto? 


 Geralmente as decisões que são muito pensadas não são as que respondem aos nossos anseios mais profundos.  "Mindfulness", ajuda a focar no agora, e no que, realmente, importa. 
 Temos que distinguir felicidade de realizações.  Felicidade é de curta duração; realização, nos torna plenos. Somos realizados quando atingimos nossos objetivos.


 Nada na vida é tão caótico como parece, e nada é tão importante que mereça envenenar nossos dias.
Já houve momentos em que me exauri mental e fisicamente, trabalhando horas, sem fim, querendo alcançar metas e galgar novas posições. Entretanto, hoje, sei haver, sempre, algo que podemos fazer diferente. 
Todos temos momentos em que  reagimos de forma emocional, inadequada, às provocações externas, devido à frustração, raiva, etc., e decidimos/ agimos de forma equivocada.
É somente quando aprendemos a nos gerenciar melhor, ter auto domínio, vamos atingir  resultados  satisfatórios.
Só uma pessoa que consegue se auto gerenciar pode governar uma família, uma empresa, uma nação. Temos que atingir equilíbrio, dosar família, trabalho, diversão.

Howard Schultz, empresário e escritor americano, responsável pelo sucesso da Stardbucks, diz:

"Cresça com disciplina. Não se acomode a uma situação. Encontre novas formas de olhar para a vida. Nunca espere um prêmio. Suje as mãos. Escute com empatia e comunique com transparência. Conte sua história e não deixe que os outros lhe definam. Use experiências autênticas, como inspiração. Firme-se em seus valores, eles são sua base. Faça as escolhas difíceis. Seja decidido nas crises. Encontre a verdade nos desafios, e lições  nos erros. Seja responsável pelo que você vê, escuta, e faz. Acredite em você. Equilibre intuição com rigor. Inove na essência."

As decisões de maturidade e caráter envolvem:

Assumir responsabilidade, e não delegar responsabilidade;
Decidir, e não  ficar em dúvida;
Ser motivado pelo progresso, e não pela necessidade de segurança;
Ser guiado pela verdade, e não  por sentimentos;
Buscar desafios/crescimento, e não prazeres momentâneos; 
Viver com fé, e não  com medo;
Buscar entender, e não consertar com soluções rápidas.



Os pressupostos de PNL são:

1. O mapa não é o território, ou seja, nem sempre temos a dimensão exata dos acontecimentos, problemas ou situações. Temos somente uma visão limitada de  determinada questão, a nossa perspectiva, sendo sempre restrita ao nosso conhecimento, e visão;
2. O passado não determina o futuro. Podemos, sempre, mudar nossa rota. Tudo depende de nós;
3. Ninguém é quebrado, e precisa de conserto. Todos somos seres falhos e imperfeitos, mas inteiros em nossa identidade pessoal;
4. Tudo é cambiável. Nada é estático e permanente, e muda o tempo inteiro, assim como nós mesmos;
5. Empoderamento vem com responsabilidade. Somente assumindo as consequências de nossos atos, e respondendo por eles, podemos ser mais fortes e capazes;
6. Não existe fracasso. Existem experiências e atos falhos, mas estes, sempre nos ensinam algo,  se usarmos a experiência  adquirida para investir melhor nosso tempo, e recursos.

Nossas limitações são, sempre, nossa percepção  da realidade; podemos mudar e agir em nossas percepções para atingir melhores resultados. 
Precisamos ter uma visão do que queremos atingir, definindo nossos objetivos, e  preferencialmente, por escrito, e também  como pretendemos atingir os mesmos.  Sempre que decidimos,  fazemos escolhas e temos que definir o que queremos obter, e do que vamos prescindir. 

Um dos recursos da PNL é  estabelecer uma ponte para o futuro, imaginando possíveis cenários e desfechos de uma determinada  escolha, colocando  na balança  os prós  e contras, e pré visualizando o que irá  mudar em consequência  de nossa escolha, e como os resultados   serão sentidos.

Para refletir:



Texto traduzido e adaptado do Curso  "NLP Master Practitioner Certificate ( Advanced to Specialist)" 
Kain Ramsey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.