segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Qual o sentido da vida?


Perguntas que o homem vem se fazendo, desde os primórdios da humanidade:
 Quem sou eu?  Qual o sentido de viver? Qual meu papel nesta vida? O que devo buscar?

 No século V,  Sócrates(470-399)filósofo grego, e primeiro pensador do trio Sócrates, Platão, Aristóteles), e também o primeiro a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental diz: 
" Conhece-se te a ti mesmo"; "A chave da felicidade é a descoberta de nosso Eu verdadeiro". 


Platão (427 a 347 AC) 2º do trio, estava Interessado na filosofia moral. O idealismo Platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Ele acreditava que nascemos com conhecimento total em nossa alma imortal, e  que a aprendizagem verdadeira é um processo de pensamento abstrato, de reflexão íntima. Dizia  que nosso conhecimento sobre a matéria,  obtido pelos sentidos, é enganoso. "Os olhos do espítrito só começam a ser prenetrantes quando os do corpo principiam a enfraquecer. "



Aristóteles, 3º do trio, aluno de Platão, identificou a conexão entre a mente, o corpo, e a alma. Para ele corpo e alma eram inseparáveis. Para compreender a base da ética Aristotélica, precisamos conhecer e entender seus conceitos principais:

 Todo o ser humano busca  "Eudaimonia", termo grego que significa o estado de ser, habitado por um bom "daemon", um bom gênio, ou seja, felicidade e bem-estar, e, consequentemente, nosso florescimento; a sabedoria prática, nos capacita para uma vida virtuosa;  só nos tornamos seres humanos melhores, através da prática.

 Então temos que nos perguntar: o que é virtude?  Na concepção Aristotélica é o traço de caráter que capacita  uma pessoa a florescer. O florescer é um conceito holístico, que engloba o ser humano em todas as suas capacidades. Precisamos  prosperar,  nas seguintes áreas da vida para realmente florescer:

a) Como pessoa, em nosso físico e emocional;
b) em nossos relacionamentos, pois somos seres sociais;
c) em nossa capacidade criativa, buscando conhecimento, e usando nosso raciocínio.

Aristóteles:" A vida virtuosa traz felicidade. Precisamos florescer."

 Há inúmeras  correntes de pensamento,  que contemplam a vida de diferentes formas:

Platonismo:  Aprenda e cresça em conhecimento

Aristotelismo: Seja bom e viva bem. Seja virtuoso. Refletir, ter mais responsabilidade

Cinismo: Seja auto suficiente, desprezo por comodidades, convenções

Hedonismo:  Seja tão feliz quanto possível, prazer o bem supremo

Epicurismo: Viva a vida sem dor ou sofrimento, indiferença quanto à morte

Liberalismo Clássico: Defenda a liberdade individual e social

Kantianismo:  Seja para os outros o que queres que sejam para você

Niilismo: A vida não tem sentido, redução ao nada, não existência

Pragmatismo: Salve seus compatriotas; a verdade depende do êxito prático

Teísmo: Siga o desejo de Deus

Existencialismo: Decida e faça o seu melhor. inclusão da realidade concreta do indivíduo

Humanismo: Aja em seu próprio interesse e objetivos comuns

Positivismo social: A Vida não tem sentido até você dar um.

De acordo com estas diferentes filosofias de vida, surgiram diferentes teorias, e escolas. As duas primeiras escolas de Psicologia, como ciência independente, foram: 

A Estruturalista e a Funcionalista.

 Wilhelm Wundt (1832-1920) foi o fundador da psicologia, como ciência independente, e experimental. Usou  a auto-análise como uma abordagem para a pesquisa psicológica.  Para ele os processos da vida mental, como o pensamento, só podiam ser entendidos através da análise dos fenômenos culturais. "Eu falho e me desprezo por falhar; eu tenho sucesso e abandono meu eu verdadeiro.".  Foi o início da Psicologia Estruturalista. Sua análise incluía métodos comparativos da antropologia e da filosofia. Sua tese, que levou ao desenvolvimento do método estruturalista, estava baseada na ideia de que há uma estrutura da mente humana, que indiferente às mudanças subjetivas, de  cada indivíduo, é subjacente em qualquer ser humano. 

 Aluno de Wundt, Edward Bradford Titchener é considerado o principal responsável pela divulgação do Estruturalismo, nos Estados Unidos, redefinindo a psicologia no campo das ciências experimentais. Para ele "ir além da experiência do sujeito significa a busca de justificativas  fisiológicas para os fenômenos da vida mental". Estudou vários elementos da consciência. O estruturalismo tem como base a introspecção, e os argumentos contra  sua teoria  são  a falta de confiabilidade. 

Em 1913 John B. Watson  afirma que a introspecção não tem um papel importante. Diz: Para escapar ao desespero, eu preciso aceitar quem eu sou." Ser o que sou é oposto de desespero."

O funcionalismo, que estuda como a consciência muda,  dependendo do ambiente,  surgiu em resposta, e em oposição ao estruturalismo, tentando explicar os processos mentais de maneira mais sistemática e precisa.  Foi influenciado  por William James e Charles Darwin. Conforme  o Estruturalismo a vida mental  tem início com a vida, é inata.  Fundaram com o funcionalismo o primeiro laboratório psicológico. Começou a discussão entre Natureza (os problemas são da natureza humana) ou  Criação(foram adquiridos durante a vida e podem ser revertidos).  Psicologia Funcionalista  foi representada por Dewey(1859-1952) Angel (1869-1848) e Carr (1873-1954.  Esta corrente redefiniu a psicologia como uma ciência biológica, interessada em estudar os processos, operações, e atos psíquicos, como formas de interação adaptativa. Para os psicólogos funcionalistas, a mente podia ser estudada através da observação de comportamentos.  A base é evolutiva (natureza); os seres vivos têm características orgânicas e comportamentais coerentes, com sua adaptação ao ambiente.Daí em diante surgiram várias teorias e escolas.

A Psicologia Moderna Aplicada faz uso conforme a linha preferida do terapeuta, e necessidade do paciente de muitas das abordagens, abaixo descritas:

Psicanálise- desenvolvida por Sigmund Freud: esta teoria busca descrever as causas dos transtornos mentais. De acordo com Freud o ser humano funciona por meio de duas  pulsões inatas: a sexual e a da morte. Freud desenvolve toda a sua teoria pelos níveis de consciência, modelo estrutural de personalidade, mecanismos de defesa, e fases do desenvolvimento psicossexual. A análise acontece a partir das associações do paciente.

 Psicologia Analítica de Yung: Yung discorda de algumas teorias de Freud. Objeto do estudo são os sonhos, a conversa gira em torno dos problemas  do paciente, Para estimular a imagunação, são usadas técnicas ligadas às artes, como pintuas,  e esculturas;

 Behaviorista, comportamental, com  Bunhus F. Skinner ( 1920) . Skinner baseou sua teoria nos estudos de Pavlov (30 anos antes). De acordo com sua teoria o comportamento humano é aprendido através de condicionamentos. Há 2 tipos de condicionamentos. O condicionamento clássico, que ocorre ao nível inconsciente, e o condicionamento operante, quando somos treinados para operar de determinada maneira. Conforme a corrente behaviorista, nosso comportamento é aprendido e reforçado através de estímulo-reposta e reforço, que pode ser positivo e/ou negativo. O behaviorismo foi muito usado no ensino, sendo mais tarde  colocado em cheque pela escola cognitiva.Trabalha com o comportamento das pessoas. O ser humano muda seu comportamento de acordo com o ambiente em que está inserido. É eficiente para pessoas com quadros de ansiedade, pânico, dependência química, e problemas de aprendizagem.

Humanismo de Carl Rogers: Baseada na aceitação, no conceito de que só conseguimos mudar quando assumimos a nós mesmos. " O paradoxo curioso é que quando eu me acieto como eu sou, então, eu mudo. " O humanismo acredita que toda a pessoa tem capacidade de crescimento e desenvolvimento. O terapeuta não direciona, mas cria um ambiente acolhedor e empático, onde o paciente possa se desenvolver na direção que escolher e ser quem realmente é, gerando confiança e auto-confiança. Em 1951, Carl Rogers publica a terapia centrada no cliente,  e em 1961 o livro " On becoming a Person".

 Mais tarde Viktor Emil Frank(1905-1987)l, um neuropsiquiatra austríaco, funda a escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial. Este método terapêutico é baseado na busca pelo sentido da vida. Escreveu o livro Em Busca de Sentido ( 1946). Frankl dizia: " Entre o estímulo e nossa resposta, há um espaço. Neste espaço está nosso poder de escolher nossa resposta, Em nossa resposta está nosso crescimento e nossa liberdade. "

Psicoterapia corporal ou Reich: Toda a mobilização emocional libera uma reação corporal e vice versa. Com isso Reich descobriu que todo distúrbio psicoemocional está associado a disturbios corporais. O terapeuta trabalha não só com conversas, mas por meio de modificações corporais, respiração e relaxamento;

 Cognitivo - Comportamental ou TCC: Desenvolvida por   Aaron Beck, a partir do fato que cada pessoa tem sua forma de ver o mundo, e quando esta forma muda para uma forma autodestrutiva, o terapeuta precisa ajudar o pacente a voltar a ter uma visão de mundo mais adequada para enfrentar os estímulos externos;  o foco é mudar pensamentos disfuncionais, aqueles que nos fazem perder a fé em nós mesmos ( leia mais na página de TCC);

Gestalt Terapia: Surgiu entre os anos 50 e 50. Sua teoria tem uma visão mais integrada, colocando em foco mente e corpo como uma unidade, sem cisão. Visão holísitca do homem e do mundo, onde um afeta o outro. Acredita que o pensar, sentir e agir precisam estar em sintonia, e serem respeitados para que haja saúde. É focada no presente. O profissional procura ouvir com atenção em gestos , postura, e expressóes faciais do paciente.

A conclusão  é que não existe uma psicologia, e sim "as psicologias". Não há uma que  seja  a certa,  a perfeita, e sim, precisamos utilizar nosso conhecimento de todas as correntes de pensamento, e todas as teorias para utilizar o que for melhor, e mais apropriado ao paciente,  ao seu momento, e suas necessidades. 

 Este é o papel da Psicologia Moderna Aplicada .  Vai além das estruturas teóricas, e acadêmicas buscando:

 1. Conhecimento holístico do ser: seu caráter, hábitos, características, sentimentos, psiquê;

 2- Auto-regulação: leva o indivíduo a desenvolver seu auto-conhecimento, e desenvolver estratégias para se auto-gerenciar;

; 3- Consciência Social:  desenvolve a habilidade de identificar as atitudes, processos cognitivos, comportamentais, emocionais, e disfuncionais nos outros;

 4. Mudanças sociais e culturais: ao melhor se conhecer e se relacionar com os demais, ser capaz de facilitar mudanças sociais e culturais em seu ambiente

Temos que encontrar nosso sentido/ propósito de vida, nossa razão de ser, que os japoneses denominam de IKIGAI 
IKI= Vida; Gai = valor/sentido/propósito.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.