segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A pandemia e as mudanças. O que virá?

   


 Em julho deste ano, publiquei um post sobre mudanças, que o Corona vírus  estava trazendo às  nossas vidas. Na época,  não  imaginava que seriam tão  longas e sérias. Hoje,  mais de  6 meses do início da pandemia no Brasil,  me assombra quanto de  nossa vida mudou, neste curto espaço de tempo, que para nós, está parecendo uma eternidade.
 De repente, perdemos nossa liberdade de ir e vir, o outro sinaliza  perigo, e nossas relações sociais se distanciaram.   Vidas foram perdidas, sonhos foram adiados, suspensos, engavetados, negócios fecharam suas portas, enfim tudo mudou.  Sei, que nada, neste vida, fica sempre igual. A vida é impermanente, mas toda mudança nos balança, nos leva a questionar uma série de coisas, e coloca nossas certezas em cheque.

Os mais velhos, como eu, sentiram ainda mais, pois é muito difícil adiar sonhos quando já não se sabe se teremos tempo para os realizar. Somos o grupo de risco e, se ainda temos comorbidades, super risco, mas ninguém tem seguro na vida; e agimos como se tivéssemos uma  eternidade pela frente,  enclausurados, evitando contatos, que possam nos colocar em perigo,  acabando por antecipar nosso fim, morrendo em vida.
 Não me considero velha, acredito que velho é aquele que já não tem sonhos, projetos de vida, mas estou enquadrada em um grupo, que conforme a ciência, tem menos imunidades, e, consequentemente, mais sujeito a  ser infectado, e que tem que ficar recluso. Será?  Creio que temos que nos cuidar, mas não ficar isolados, nos privando de tudo, que nos dá vida, pois, neste caso, a consequência  será pior, vamos nos deprimir, e quem sabe sofrer outros problemas.

Como será nossa sociedade pós pandemia?  Vai mudar? Acredito que sim.  Penso que vamos nos tornar menos expansivos, e quem sabe,  como os americanos, reservados,  contidos; os abraços e beijos, vão deixar de fazer parte de nossos cumprimentos. Hoje, isto já  ocorre à distância, com cotovelos, ou somente acenos. Uma pena, considerando que a amorosidade, nos diferenciava como um povo mais amigável, mais afetivo.  As máscaras, serão usadas mais amiúde, e talvez integradas aos nossos costumes.  Estranhamos muito este uso, parecendo marcianos, mas já era parte do costume dos japoneses, que a utilizavam, sempre que necessário. Lembro que achei muito estranho, o número enorme de japoneses que a utilizavam em 2015, quando não havia pandemia, mas eles já se preocupavam em não disseminar nenhum vírus.  Se preocupavam com o outro.

  Li sobre um médico, doutor em microbiologia da Universidade de São Paulo, e pós doutor pela universidade de Yale, que  disse: "Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que  se levaria muito tempo para implementar, voluntariamente, estamos tendo que implementar no susto, em questão de meses".  Ele acredita que a pandemia estará marcando o fim do século XX,  que  foi o século da tecnologia.
Sim,  eu também acredito, que podemos pensar no mundo antes, e depois desta pandemia. '
Acredito, também, que  o  "home office" será cada vez mais usual,  com as empresas diminuindo seus custos, com esta modalidade de trabalho,  e o ensino-a distância  será cada vez mais utilizado. 
 Mas, o que mais  espero  é que os valores humanos, como a empatia,  a solidariedade, a defesa do meio ambiente, sejam priorizados, e que o homem se humanize mais, se torne menos egoísta, menos consumista, e busque uma sociedade mais responsável, trabalhando para que esta seja mais igualitária e justa, com respeito às diversidades, sejam de religião, sexo, ou credo.
 Estes são meus sonhos, pois ainda não desisti de sonhar, com um futuro mais promissor para meus filhos e netas.



Vamos acreditar e, fazer, cada um de nós, o seu possível para que vire realidade. Qual o seu sonho? Compartilhe. Comente.

 Cida Guimarães 
14/09/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.