terça-feira, 1 de setembro de 2020

Qual a medida do amor?

  

"As pessoas foram criadas para serem amadas. As coisas foram criadas para serem usadas. O mundo está um caos porque as coisas estão sendo amadas, e as pessoas estão sendo usadas." 
Dalai lama


Como estão sendo nossos relacionamentos? Estamos amando os outros, ou os usando, por conveniência e  interesse? Os  relacionamentos,em geral, são descartáveis?

A 2.ª. Dimensão de  "MINDFULNESS"  fala de nosso relacionamento com os outros; 
a 1.ª. dimensão é  sobre o nosso relacionamento conosco.

 A qualidade em nossa vida é determinada pela qualidade de nossos relacionamentos.

 Precisamos estar conscientes de nossos sentimentos, pensamentos, ações.  "Mindfulness", não  é  sobre esvaziar a mente, mas sim  em focar, no que é relevante. Selecionar nossos pensamentos. 

Só conseguimos desenvolver a 2.ª dimensão, se já tivermos desenvolvido a consciência de nós mesmos, de quem somos, de nosso auto-valor, de nossos objetivos, e do que precisamos trabalhar em nós. É sobre auto-conhecimento, e desenvolvimento pessoal. Precisamos estar em paz com nossa história, vivendo nosso presente para poder melhor nos  relacionar com os outros.

A base de relacionamentos sadios com os demais, é, em primeiro lugar, estarmos bem conosco, nos conhecermos, e isto demanda: 

CONFIANÇA E TEMPO

Para confiarmos em alguém, precisamos de tempo para verificar sua maturidade, determinação, consistência e força de caráter. As ações da pessoa devem ser coerentes com sua palavras. Precisamos ver se há consistência.

"Tenho um coração grande o suficiente para amar incondicionalmente, e uma mente ampla o suficiente para abraçar as diferenças que fazem cada um de nós, único."
 D. B. Harrop. 

Podemos constatar que relacionamentos sadios não são baseados no que recebemos de alguém, mas sim no que investimos na relação.

 Em princípio, cada um deveria estar disposto a investir 100% na relação, procurando aprofundar a conexão,  a intimidade, a confiança, e o entendimento mútuos, dedicando tempo e atenção, sendo leal,  e não quebrando a confiança.

Quando não temos conexões significativas, nos sentimos isolados e incompletos.  Entretanto, os empecilhos para conexões sadias são: abalo de confiança, relações de dependência, egoísmo, falta de tempo,  falta de atenção, não aceitação das características inatas do outro, e disparidade entre o dar e o receber.

"Aqueles que nos ajudam a crescer para nos tornarmos nosso verdadeiro"EU", oferecem amor incondicional. Eles não nos julgam como sendo deficientes, nem precisam que mudemos. Nos aceitam, como somos. "
 Parker J. Palmer

Todos gostaríamos de sermos amados incondicionalmente. A aceitação incondicional é a base de relacionamentos bem sucedidos. Sem aceitação do outro, não há como construir relacionamentos saudáveis.
  Será que sabemos dar este amor incondicional?

Não falamos, aqui, de aceitar atitudes desrespeitosas e abusivas, ou manipulação de qualquer tipo, mas sim de amar e aceitar o outro, com suas idiossincrasias, sem querer mudar o outro. Eu ser eu, e você, você, cada qual com suas características pessoais,  diferenças, altos e baixos.

 Se uma pessoa se considera melhor, ou  pensa que vive melhor do que a outra, isto é desrespeitoso e degradante. Quando você ama alguém de forma incondicional, o objetivo final de conexão é  mais importante do que o estar certo ou errado, que fica pequeno, insignificante.


Não é possível controlar como os outros são em relação a nós, mas podemos escolher estar abertos a aceitar, sem julgamentos, dando nossa atenção e tempo.

Hoje, a alta taxa de divórcios e problemas de relacionamentos é devida ao  egoismo, o pensar primeiro,  em  seus interesses, e vontades, olhar somente de uma perspectiva. Queremos que o outro mude; não fazemos nós, o exercício de mudar, de olhar por outra lente, de sermos mais empáticos. Queremos ser aceitos, como somos, mas não fazemos o exercício de  tentar entender, e aceitar o outro. Nossa sociedade está doente de egocentrismo, e de posições radicais.

Nossos relacionamentos dependem, também, da forma como nos dirigimos ao outro. Somos, sempre gentis e delicados em nossa fala? Ou respondemos de forma agressiva, sem cuidar nosso tom? Falamos com os íntimos, como falamos com estranhos?
Há que pensar que a intimidade não deve dar lugar à falta de cuidado, com o outro. Falaríamos com  um estranho da mesma forma? O amor demanda cuidado, gentileza,  e atenção.

Podemos dizer que o alicerce de relacionamentos é a confiança,  tempo, e aceitação incondicional.  Há 7 pilares essenciais:

 AMOR-HONRA-AUTO-CONTROLE- RESPONSABILIDADE-VERDADE- FÉ - VISÃO.

Precisamos amar e honrar este amor. O  primeiro pilar é  o amor,  que deve ser honrado em sua essência,  portanto, vai exigir  nosso  auto-controle, e responsabilidade. Há  que ser exercido com verdade, fé no relacionamento e visão de futuro.

 Estes pilares se aplicam a todos os relacionamentos, não só os amorosos. Em uma empresa há a necessidade que a base seja de confiança e de aceitação do outro (parceiro/sócio)  que o amor ao que fazemos seja o fio condutor, e que os demais pilares estejam presentes e sejam respeitados.

Para reflexão:

Você já deu ou recebeu amor incondicional? Qual a sensação de ser amado, independente de qualquer coisa?

Há alguém que poderia se beneficiar de seu amor incondicional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.