segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Como lidar com nossas emoções ?

                   

                                             

                                                        

Nós todos temos limitações, em diferentes áreas. Geralmente os problemas são nosso ponto de partida devido às emoções, que  ligamos a eles.  O foco nos problemas e emoções não nos ajuda. Nossos pensamentos  podem nos cegar, e são eles que  criam nossos problemas. Eles são acionados pela nossa interpretação de acontecimentos, e são criados por nossas atitudes, crenças e raciocínio. Nossas emoções colocam nossa vida de cabeça para baixo, se nos deixarmos levar pelas mesmas. Se conseguirmos dominar nossos pensamentos, e, consequentemente, as emoções que detonam, estaremos diminuindo ou controlando nossos problemas. 

Pergunte-se: 

1) De onde vem este pensamento? Quando surgiu?
2)  Onde este pensamento vai me levar? Vai me ajudar  ou me prejudicar?
      Construir ou destruir?
3) Posso compartilhar isto com outras pessoas?


Precisamos focar em nossa respiração, e encontrar nosso ponto de equilíbrio. 

É necessário treinar nossa mente para se desligar de pensamentos negativos ou prejudiciais. Não podemos parar nossos pensamentos, mas podemos disciplinar  nossa mente para focar em aspectos mais importantes. Podemos plantar ideias. O truque para se adquirir mais eficiência, não é parar os pensamentos, mas ter consciência  e gerenciar com mais eficiência, escolher o foco de nossa atenção.


 Precisamos, primeiro, identificar, ter consciência, do que está ocorrendo conosco, e desenvolver auto regulação. Quando nos damos conta que as emoções estão nos dominando, precisamos agir em alinhamento com nossos interesses e valores fundamentais. Quando violamos nossos valores, temos sentimentos de culpa, vergonha, ansiedade que minam nosso bem-estar mental e emocional. Ao nos darmos conta que estamos sendo levados pela emoção, temos que dirigir a atenção para nossa respiração, de forma a reduzir o ‘stress’, colocando nossa atenção em um objetivo.

Em anos recentes, as emoções têm sido definidas como entidades separadas de nós, e  psicólogos escolheram definir nossos estados emocionais, como doenças, e condições médicas. O problema em rotular estados emocionais, desta forma, é que os indivíduos se tornaram enfraquecidos para ter um papel ativo e assumir o controle sobre a qualidade de seus pensamentos.

 A palavra EMOÇÃO vem do latim "Emotione", e significa mover-se.
 As civilizações antigas acreditavam  que as emoções influenciavam o comportamento humano; atualmente na Teoria Cognitiva Comportamental e Programação Neuro Linguística, dizemos que as emoções super motivam ou governam o comportamento, Seja sutilmente ou de forma intensa; consciente ou inconsciente, todas  têm uma destas 3 motivações:

1- Motivação de Abordagem

 Queremos ter mais de algo, experimentar mais, aprender ou apreciar mais. Aumentamos o valor de nossa atenção. Emoções típicas são: interesse, prazer, compaixão, confiança e amor.
Comportamentos típicos são: encorajamento, relacionamento, negociação, cooperação, influência, colocar limites e proteger.

2- Motivação de Evitamento


Queremos ficar distantes de alguém ou de algo que consideramos não digno de nossa atenção.
Comportamentos típicos são: ignorar, rejeitar, afastar, diminuir e dispensar.

3-Motivação de Ataque


Queremos desvalorizar, insultar, criticar, minar, prejudicar, coagir, dominar, incapacitar ou destruir. Podem ser reconhecidas pelo ódio, raiva, desgosto, desprezo. Ataques característicos  podem ser reconhecidos   e são: manipular, exigir, dominar, coagir, ameaçar, ‘bullying’, prejudicar e sabotar.

 Os sentimentos são o componente consciente, mais mal-entendido, das emoções. Contrastando com a simplicidade da motivação básica, os sentimentos são complicados, sempre em mudança e sujeito aos humores (depressão, tristeza, euforia)  sensações (calor, frio, dor, conforto) e estados psicológicos.

O auto regulamento é o respeito  da relação consigo mesmo e sua habilidade de exercer o esforço de auto controle e auto-avaliação crítica para atingir  o melhor resultado possível em uma  determinada situação, sobrepujando o medo, a preguiça, na busca de sua realização.

Os fundamentos das Crises. Geralmente são decorrentes de dependências e/ou expectativas irreais.

1) Dependências - Geralmente entramos em crise devido à dependência (de outra pessoa) ou por expectativas irreais.

Em relacionamentos, seja de casais, de  chefe e empregado, de colegas, etc., se não houver um comprometimento igual, se a relação não for equânime, e os partícipes não estiverem  contribuindo para a relação de forma igual, irá se criar alguma dependência, que vai acabar em crise. As dependências são sempre negativas, seja de algo, ou de alguém. Inferioriza o dependente e faz do outro algoz, tirano. Há que buscar relacionamentos que sejam harmônicos, em que os participantes contribuam de forma igual para a relação. Relacionamentos onde haja interdependência, e as pessoas se completem por si mesmas e, sejam reciprocamente fontes de confiança e segurança.

 Minha felicidade não depende do outro. As pessoas precisam se completar, mas serem capazes de se sustentar por si próprias.

É necessário ficar atento e evitar:

a) Uma vida passiva, esperando que o outro faça a vida acontecer e dependendo do outro para ser feliz;

b) Tirar  mais de uma relação do que dar. Quando a relação não tem um equilíbrio entre o dar e o receber vai acabar gerando desconfiança e abrir a porta para amargura e ressentimento;

c) A vitimização, culpando os outros, a sociedade, Deus, etc.  por seus problemas.

2) Expectativas Irreais-  Nossas expectativas, sempre, definem nossa experiência. Quanto mais idealizada, e irreal mais difícil da realidade ser prazerosa e satisfatória. Precisamos ficar atentos para não colocar nossos anseios, e expectativas em um nível muito alto para não nos sentirmos decepcionados, com  nossas realizações e com os outros.

 Processo de Auto-regulação (atenção e foco).  "Mindfulness" nos ancora no presente, 

 Focar na Respiração > acessar o foco de atenção> pensamentos> redirecionar a atenção

Meditar = ação

Meditação= estado

 Precisamos atingir o estado de meditação, profundo, ter uma âncora física, e  estar conscientes de nos mesmos, de nossos sentimentos, focando no estado mental e emocional, que queremos atingir,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.