quarta-feira, 8 de julho de 2020

Quais são suas inteligências?


Quais são as preponderantes? Tens consciência das mesmas?

 Há anos atrás era uma questão de QI. Ou você era inteligente, medíocre, ou era burro  mesmo, ou, pior ainda, tinha problemas psicológicos, que interferiam em sua aprendizagem. escolar. 
 Até a década de 80,  tudo era muito simplista, não havia uma investigação mais profunda, e muitos, durante seus anos escolares tiveram problemas sérios em sua aprendizagem;
não foram reconhecidos, e/ou aproveitados, em suas potencialidades.
Os professores usavam uma didática, que não contemplava as diferentes lateralidades de pensamento, diferentes estilos de aprendizagem, e inteligências. Não havia individualização do ensino, e as abordagens não eram holísticas. Poucos professores estavam abertos à abordagens mais revolucionárias,e liberalizantes.

Para exemplificar, conto um episódio da vida escolar da  britânica  Gillian Lynne, famosa pelas coreografias de  Cats, Phantom of the Opera, e outros musicais.
Quando ainda pequena, teve sérios problemas na escola, e seus pais foram chamados à direção e  aconselhados a levá-la a um psiquiatra pois ela não teria condições de continuar seus estudos, considerando que não parava quieta no banco escolar, se mexendo, agitada, e sem atenção. Quando soube que teria que ver um psiquiatra, Gillian ficou aterrorizada. Foi com os pais, e o psiquiatra, que, na realidade, foi excelente, disse que  antes de conversar com ela precisava preencher uns  papéis, com seus pais, e mandou que ela aguardasse na sala. Ligou o rádio,  fechou a porta, que era de espelho- espião, só se vê de um lado, saiu e  ficou observando de fora. Alguns minutos após, olhando para ver se ninguém estava por perto ou  a observando, a menina começou a dançar, com muita alegria e expressão, de forma magnífica. O psiquiatra, então, disse aos pais que a menina não tinha problema algum, que precisava se movimentar, que a matriculassem em uma escola de dança.  Tornou-se uma das primeiras bailarinas inglesas, descoberta, mais tarde, por  Andrew Lloyd Webber, que produziu musicais maravilhosos.
                    

 Há pessoas cuja inteligência é mais motora, cinestésica, ou seja, precisam de ação, movimento,  colocar a mão na massa; outras precisam estar ao ar livre, são da natureza, naturalistas.

As diferentes inteligências foram descobertas na década de 80 por um grupo de investigadores, liderados por Howard Gardner, autor do livro " Múltiplas Inteligências". Ele considerou que os testes de psicometria não eram suficientes para descrever a variedade de habilidades cognitivas.

Você  tem que ter consciência de como  aprende melhor, quais são seus pontos fortes/ fracos. Novamente, auto-conhecimento como fonte de sucesso.

 Segundo Gardner há 9 tipos de inteligência:
1- Naturalista (compreensão/ importância da natureza)
2- Musical (tocar instrumentos,cantar, dançar)
3- Matemática, Lógica (matemática e raciocínio lógico)
4- Existencial (filosófica de reflexão)
5- Interpessoal ( habilidade de relacionar-se bem com os demais)
6- Corporal / cinestésica ( precisa de movimentos/ ações)
7- Linguística (  expressão oral, escrita, idiomas)
8- Intrapessoal (entender a si mesmo, auto-conhecimento)
9-Espacial ( noção de espaço e perspectiva )

 No mundo empresarial as características, em geral, por longo tempo, mais valorizadas
  eram:
1) Lógica/matemática 
2) Linguística
3)Intrapessoal
4)Interpessoal
5)Espacial.

Entretanto, na década de 90, o americano, Daniel Goleman lançou o livro "Inteligência Emocional", e conforme sua visão, o QI representa apenas 20% das aptidões necessárias para uma pessoa ser bem sucedida. A capacidade  emocional seria  a mais  importante pois é a que vai gerir todas as demais, e compensar o peso de cada uma. 
Susan David, mestra e psicóloga inglesa, lançou, há pouco, seu livro:
"Agilidade Emocional", onde ela enfatiza a importância  de sermos capazes de reconhecer e lidar com nossas emoções para termos inteligência emocional, e poder, então, fazer uso de nossas outras inteligências, de forma produtiva.
Resumindo, em primeiro lugar CONHECE a ti mesmo; identifica tuas inteligências, com mais peso, e trabalha tua agilidade emocional (tuas emoções/ sentimentos) de forma a ter inteligência emocional para gerenciar tuas inteligências.

Você conhece quais são as inteligências, preponderantes em você?  com quais tens mais dificuldade?
Faça o teste, e veja  o grau de cada área. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.