sexta-feira, 17 de julho de 2020

Consciente X Inconsciente



 "A mente consciente determina as ações; a mente inconsciente determina as reações, e as reações são tão importantes quanto as ações." E. Stanley Jones
Conforme Freud, o subconsciente está localizado abaixo da consciência, e pode ser facilmente acessado se você se esforçar para isto. Já  o inconsciente, não está disponível, mas tem a capacidade de desenvolver  doenças, neuroses e outros distúrbios. 

Consciente                               
Inconsciente:
Já sabe a solução do problema. Tem as repostas, sem as perguntas.  A mente inconsciente aprende muitas coisas em simultâneo. É multi-tarefa. Trabalha de forma simultânea e aprende instantaneamente; responde por nossos movimentos involuntários. É puro sentimento, sensações, intuições. Paralelamente, é a responsável por nossas crenças limitantes, distorções, limitações.

REFLETINDO:
Como o ser humano é fantástico em sua complexidade, e mistérios! 
A tarefa de nosso desenvolvimento pessoal é, na minha visão, o empreendimento mais importante de nossas vidas. Para evoluirmos, e conseguirmos atingir outros níveis de compreensão, é necessário muito esforço e dedicação, pois a tarefa de auto-conhecimento, para fazer aflorar o que está submerso, é árdua. É, entretanto, uma tarefa fascinante, o desvendar as razões de tantos impulsos, e comportamentos, que não conseguíamos entender, e/ou justificar.
Imagina conhecer o outro! Como nos achamos no direito de emitir julgamentos de valor?
Muito do que vemos, nos demais, é só a superfície, o que é visível, reconhecível, mas há tanto que ignoramos, que está subjacente, e que, somente, se  formos observadores atentos, poderemos intuir pelas ações, e modo de ser da pessoa, o que está por trás de suas ações, e comportamento,  mas serão sempre, e somente hipóteses.


Você fala com seu inconsciente ultimamente?
Quanto de seu agir é governado mais pelo teu inconsciente?
Quanto é puramente racional?
     

É óbvio que todos temos estas partes, ninguém funciona somente a partir de seu consciente/ inconsciente, mas precisamos identificar qual tem  preponderância, e qual precisamos exercitar. Nosso inconsciente pode ser trabalhado ao meditarmos, ao procuramos ouvir nosso instinto, nossa intuição. 

Muitos acadêmicos, pessimistas e  estudiosos têm, historicamente, afirmado que a mente inconsciente não existe. Se suas suposições são corretas, o que nos mantém respirando, enquanto dormimos?

 Vamos, aqui, nos limitar a comparar o que está na superfície de CONSCIENTE; o que jaz submerso, denominando tudo que está escondido, subjacente, de INCONSCIENTE, sem diferenciar subconsciente e inconsciente. 

A mente consciente está focada no momento presente. É a parte racional, crítica, lógica, analítica. Tenta entender o problema. É sequencial, uma coisa após a outra. Aprende, depois lembra. Precisa de tempo  para aprender algo. É a  parte da mente que está encarregada de nossos movimentos voluntários. É o pensar,  o raciocínio. Está, sempre, elaborando mil perguntas:  Quem? O quê ?Como? Por quê?  O aprendizado  é cognitivo. Está consciente, antenada.                    

Nossa parte da mente,  que é inconsciente, é sentimental, espacial, e está além do campo da linguagem. Não é verbal, é mais expressão, mímica. Cria nossos hábitos. Sente o que não sabe expressar. É intuitiva. São nossos medos, fobias, tendências. É experimental. Está consciente do momento, mas guarda  memórias e lembranças, enquanto projeta o futuro.

" O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente. "  Sigmund Freud.

" Os poetas e os filósofos descobriram o inconsciente, antes de mim. O que eu descobri foi o método científico, que nos permite estudar o inconsciente. " Sigmund Freud


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.