quarta-feira, 15 de julho de 2020

Mindfulness x Mindlessness

Qual seu estado usual ?


MINDFUL? Atento,  conectado, com atenção plena, ou seja, sua mente está no presente, no agora; MINDLESS? "sua cabeça está em outro lugar", e você está desatento, sem foco, indiferente, alheio ao que se desenrola a sua volta?


Mindfulness, é o estado de atençao plena, é o sentimento de estar engajado ativamente. Estar vivo, presente, atuante.  Uma pessoa Mindful,  não é presa de rótulos, de ideias pré concebidas, é capaz de mudar de ideia, abraça o novo, medita, avalia suas respostas, e tem múltiplas visões, sendo capaz de olhar por diferentes perspectivas. 
Como desenvolvemos esta atenção plena? Não é necessário meditar,  isto ajuda, mas o essencial é termos uma mente aberta, observando e notando  tudo, de forma ativa. Temos que estar presentes. Quando estamos presentes,  podemos reconhecer oportunidades, e evitar perigos  potenciais. Quando estamos neste estado,  alerta, estamos abertos ao novo, e distinguimos nossas percepções, e rótulos pré estabelecidos da realidade. 




MINDLESSNESS (estado de ausência mental), seu oposto, é caracterizado por um estado de dependência de rótulos e conceitos passados, nos quais o indivíduo fundamenta sua ação, agindo automaticamente, e ficando cego à aspectos de determinada situação, que são baseados na realidade, ou impossibilitado de olhar por outra perspectiva.  Tem viseiras. Está alheio. Não está presente. Quando agimos por força de hábitos, não reavaliando sua importância, relevância, para, se for o caso, os  descartamos, estamos no piloto automático, e, nossas ideias, geralmente, são  carregadas de preconceitos, e distorções da realidade. É um estado inerte da mente, que é caracterizado por  conceitos arraigados, e construídos ao longo de nosso desenvolvimento. Também, neste estado, deixamos de ser observadores, e nos escapa muito, do que é,  realmente, significativo. 
Você já se pegou conversando com alguém que está totalmente alheio, perdido em seus pensamentos? Oi, tem alguém em casa? Não, estamos ausentes. Perdidos em nossos próprios pensamentos, elucubrações.
 Nunca aconteceu de repetir um padrão de comportamento, que julgava errado, ou não produtivo em seus pais? Ou repetir  algo que ouviu, muito, durante sua infância?
 Nestes casos, acabamos enredados em uma perspectiva rígida, insensíveis de como os significados mudam ao longo do tempo, dependendo de pequenas mudanças de contexto, de cultura, de perspectiva, O passado  nos domina, e acabamos agindo de forma automática, desconhecendo que estamos  escravos de regras, e  rotinas enraizadas, que já não são  sinalizadores, guias, mas estão governando nossos atos, e que muitas destas atitudes,  conceitos, formas de pensar, já não fazem sentido.

Geralmente conseguimos enxergar esta atitude Mindlessness, no outro, e dizemos que a pessoa é desconsiderada, inflexível, bitolada  rígida, em seu agir; que não consegue olhar determinada situação, ação por diferentes ângulos, que não é flexível em seu pensar; entretanto, frequentemente, não  temos consciência, quando agimos desta forma. Não vemos o problema, em nós mesmos.


"Se aprendermos a abrir nossos corações, qualquer um, incluindo os que nos deixam loucos, pode ser nosso professor." Pema Chodron

 Para refletir:
Como você se enxerga? Há ocasiões em que age de forma mindless, desconsiderada, obtusa, ou procura ser atento, cuidadoso consigo, e com o outro, mindful
Dificilmente somos, sempre mindful, mas o exercício de estarmos antenados, da busca por contínua melhora, nos tornando, a cada dia, mais abertos a ouvir, sem pré-julgar, sem condenar, sem sermos o dono do razão, pode fazer toda a diferença.
 Caminhada de desenvolvimento! 
Deixe seu comentário, sua visão, seus questionamentos, ou envie no e-mail
 (m.aparecidaguimaraes@hotmail.com). Na troca, crescemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.