sexta-feira, 7 de abril de 2023

Legados do meu amor!

Hoje, 07/04, faz sete meses que meu amor partiu para outra morada.
Paulo Bayard, psicólogo, disse:
"Quem partiu, jamais morrerá. Mas irá se transformando, cada vez mais, naquilo que deixou. Essência e significado. "

 Acredito que nossa essência  é o significado que imprimimos na vida dos que nos cercam. Essência  e Significado estão interligados, e são os principais legados que deixamos ao partir. As pessoas vão se lembrar do que éramos, nossa essência, e do que significávamos em suas vidas.

Hoje,  consigo pensar sobre isto com mais objetividade, e enxergar,  claramente, a essência e o significado do Juan, em minha vida. 

Juancito chegou quebrando paradigmas, desconstruindo minhas certezas, abrindo novos horizontes. Sou grata pelos 28 anos de convívio. Conheci o ardor de uma paixão, e uma relação de  atenção, respeito, cuidado, carinho, e muito amor.  Me trouxe paz,  tranquilidade, e aceitação  das pessoas e  coisas, como são. 

A essência  do Juan era a  paz, a alegria, o estar de bem com a vida. Tudo entremeado de muito amor
Para ele  a vida era uma festa, se considerava muito feliz.  Nunca  se queixava. A resposta para como estava era: "excelente, melhor impossível". Via o que tinha, não o que faltava, e às vezes, faltava tanto!
Curtia  os prazeres simples da vida: jogar skype, ouvir música no Youtube, jardinar, passear, tomar um café, jantar fora, viajar, planejando antes, todas as etapas dos destinos, cozinhar uma  refeição para nós, cuidando dos mínimos detalhes. 
Era um romântico, movido a sentimento. Era da paz, da música, do sonho, da fantasia, era água fluindo. 

Qual o significado que ele teve em minha vida? Foi meu  SONHO,  meu TUDO
Veio colorir, apaziguar,  abrandar  meu fogo. Era a água, que  me faltava, assim como eu era o fogo que o aquecia.
Conseguimos, com luta, realizar muitos sonhos, construir Emery, viajar para inúmeros países e cidades, e também curtir nossa Garopaba. Tínhamos uma rotina simples, caminhar pela orla de mãos dadas, abraçados, ou ele me beijando, indiferente  com o que os demais pudessem achar. 

Nele encontrei amparo nas horas difíceis, podendo ser eu mesma, inteira,  contando, sempre, com sua aceitação irrestrita.  Fui muito cuidada.  Amava quando do nada me dizia:" Estás linda!" ou " já te disse, hoje, que te amo?"
Eram pequenos gestos, mínimas atitudes, que me fazem uma falta infinita. Está presente em todos os momentos, e consigo imaginar o que diria. 
  
Acredito que nós aprendemos e nos ensinamos, reciprocamente, importantes lições. Sinto muita falta de sua essência, e de tudo que significou, mas me conforta saber que viveu como queria, foi feliz,  e que estará, sempre,  presente em mim, e nas lembranças construídas.

07/04/23
Cida Guimarães 

3 comentários:

  1. Cidinha, que vida abençoada vocês tiveram!🙏 Quanta cumplicidade, respeito e amor! Imagino, ou não, a falta que ele te faz. Abraço forte 🤗😘

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo e que memórias lindas que ficaram! Que todas as pessoas possam viver um dia um amor assim: leve, tranquilo e verdadeiro. <3

    ResponderExcluir

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.