terça-feira, 12 de outubro de 2021

Coaching de relacionamentos

 




Muito é  falado a respeito de "COACHING", tanto no mundo empresarial, como fora dele. Palavra inglesa que teve origem  em 1500 na Inglaterra, e era utilizada para designar os cocheiros.   Coach, em inglês,  significa treinador, instrutor, e pode também ser uma categoria de assento em ônibus. Como verbo significa treinar, ensinar, guiar.

   Em 1850, as universidades passaram a utilizar o termo para se referir ao profissional que auxiliava os estudantes a se preparem para os exames.  Em 1950, o Coaching foi adotado pela literatura gerencial e classificado como habilidade própria da liderança e passou a ser uma ferramenta para líderes.

 Hoje temos "Coaching" nas mais diversas áreas: Coaching  de vida, de profissão, de carreira, gerencial, de comunicação, relacionamentos, de liderança, e de equipes.  O treinador é o Coach e o sujeito da ação é denominado Coachee. Vamos usar os nomes em inglês, considerando que são de  domínio público.

Nesta época de  mudanças constantes, solicitações de todas as ordens, há uma busca incessante de excelência e superação de nossas falhas pessoais, humanas e profissionais através da  ajuda profissional, que nos leve a visualização de caminhos  e  a maior empoderamento, e eficácia.

O principal objetivo do Coaching é ajudar as  pessoas a se conhecerem melhor, desenvolverem habilidades comunicativas, transformar suas metas em planos de ação, e  se manterem comprometidas durante o processo, desenvolvendo uma escuta ativa e a capacidade de fazer as perguntas certas.

Tudo começa com nossos relacionamentos e óbvio vamos iniciar com o Coaching de relacionamentos, sejam eles familiares, empresariais, ou amorosos.
A diferença em consultar um amigo, um terapeuta ou um coach é o nível de imparcialidade para ajudar o  coachee a alcançar seus objetivos. O coach só leva o cliente a encontrar, ele mesmo, as soluções para suas dificuldades.  É imparcial, distanciado.

O coach não dá conselhos, e evita comentários subjetivos.  Seu papel é o de  através de uma escuta ativa, e  de perguntas exploratórias levar o cliente, "coachee", a desenvolver percepção,  curiosidade,  e busca por respostas e soluções para seus problemas.




 Podemos dividir em  3 sessões iniciais:

1.ª sessão: estabelecimento de uma ponte entre coach e coachee, através de empatia, escuta ativa e confiança;

2.ª sessão: definição do objetivo estratégico, visão do futuro;

3.ª sessão: desenvolvimento de plano de ação para alcançar a meta e objetivos.  O coach  levará o coachee a esta definição através de perguntas exploratórias:
O que está te impedindo de atingir teus objetivos? 
O que te incomoda neste relacionamento/ nesta situação?
Como você poderia se relacionar melhor com seu parceiro/ chefe, etc.?
O que você pensa que aconteceria se você decidisse mudar de emprego/ função? 
Que  diálogo se passa em sua cabeça?
Qual pode ser a  causa do conflito?
Como você pode  lidar com isto?
O que deve acontecer para encontrar uma solução?

Quem busca o serviço de coaching? Geralmente  quem está enfrentando, ou lidando com uma, ou mais das situações, abaixo:

 1. Solidão: aqueles que estão sós e/ou lutando para encontrar um parceiro compatível, mas receosos devido a experiências passadas, não muito felizes;
2.  Crise: pessoas que estão experimentando mudanças em seus trabalhos, funções, relacionamentos,  ou passando por transições.  Algo não está funcionando bem ou não se sentem capacitados a lidar com as mudanças, e querem  se reconectar;
3. Términos/ Perdas: pessoas que estão experimentando o término de uma relação, a perda de um familiar, de um emprego, de uma oportunidade.

Os problemas nos relacionamentos se originam, na maioria das vezes,  quando, na comunicação,  são utilizadas: 

CRÍTICAS E ACUSAÇÕES.  Estas, geralmente, não resolvem os conflitos e só os pioram porque levam o outro a se recolher / fechar e silenciar. Existe um princípio em PNL que diz que nunca falhamos em nos comunicar, mesmo quando decidimos não o fazer. O silêncio é, em alguns casos, mais poderoso que muitas palavras.

INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS. Quando interpretamos determinado comportamento de forma equivocada, baseados em experiências passadas. Sempre que há incompreensão, fazemos deduções equivocadas.

MÁ ESCUTA.  Esta ocorre quando não escutamos com atenção, procurando entender, mas, sim, com a preocupação de preparar nossa resposta.  Há que evitar o dialogo interno, e simultâneo. Dar tempo, refletir no que foi dito. Questionar/ procurar entender.

ESTAR NA DEFENSIVA. Quando procuramos nos defender e não refletimos antes de responder, buscando desculpas, e  dando explicações, não solicitadas.

DESDENHAR OU MINIMIZAR. Ao não darmos importância ao que está sendo dito, o outro não se sente validado; ou quando não damos a necessária relevância à experiência do outro.

HOSTILIZAR.  Se existir animosidade não será  possível ceder, fazer acordos, e a comunicação deixa de existir. É necessário criar limites e não deixar que o egoísmo crie uma situação de desequilíbrio.

MANIPULAÇÃO.  Ocorre, quando sentimos que querem nos levar a fazer algo que não desejamos. Às vezes, esta não é nem intencional, é sutil, ao buscar que  ajamos de forma distinta, ao não aceitarem nossa forma de ser ou pensar.
Reagimos quando sentimos que estão apertando nossas botões, e isto tem a ver com nossa história, depende de nossas experiências anteriores.
Um evento presente pode  ser um gatilho ao acionar uma experiência anterior, que vai trazer o passado para o nosso presente.

As dificuldades e conflitos nos relacionamentos têm origem em: expectativas fora da realidade, visões de vida, e mundo, distintas, desrespeito, tendências controladoras, dominação, base cultural ou educacional diferente. Estas divergências vão dar lugar a problemas, e ruídos na comunicação.

Podemos usar CBT, PNL, Mindfulness, e Coaching para lidar com nossos problemas de comunicação.   

Referências:
Texto baseado em  cursos de CBT e NLP, ministrados por Kain Ramsey, Udemy; curso de Coaching de Relacionamentos por Peggy Guglielmino, Udemy.
Tradução, resumo e adaptações de Maria Aparecida Guimarães

12/10/2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.