sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Reprogramando: Pressupostos, Pilares, Métodos e Técnicas



Para aplicar NLP à sua vida pessoal, há que entender seus pilares de sustentação. Há quatro principais:

 1. Rapport, Relacionamento, Conexão. Como construímos e mantemos nossos relacionamentos. Quando estabelecemos rapport, conseguimos ter uma conexão que nos permite dizer não a solicitações, que não desejamos atender, mantendo um bom relacionamento, e amizade com aquelas pessoas, cujas solicitações foram rejeitadas. Estabelecemos relacionamentos de confiança, uma conexão com o interlocutor..

2. Consciência Sensorial.  Quando desenvolvemos esta consciência, prestamos atenção ao que acontece ao nosso redor, e fazemos melhor uso  de nossos sentidos: visão, audição, toque, olfato e paladar;

3. Pensamento de Resultado. Quando encaramos um desafio ao invés de nos imobilizarmos, conseguirmos focar no que queremos, tendo o fim em mente, e  tomando decisões com o objetivo  como alvo;

4. Flexibilidade Comportamental. 
NLP ajuda  a lidar com as situações, a fazer diferente, dando flexibilidade e  habilidade de mudar o curso de uma ação, quando esta leva  ao fracasso. Perdemos a rigidez, não ficamos mais presos a padrões pré-estabelecidos.

 Os autores Romilla Ready e Kate Burton descrevem como os quatro pilares se traduzem, na vida, nesta interessante ilustração:
 "Imagine que você solicitou um software para te ajudar a gravar nomes, endereços  telefones, e outros detalhes importantes de clientes, Após gastar algum tempo para comprar e instalar o software,  você descobre que não funciona devido a um virus  de código, Voce contata com o serviço de atendimento ao cliente da companhia e eles são rudes e não cooperativos. Neste momento é necessário empregar sua habilidade de construir rapport para que escutem sua queixa. É necessário aumentar sua percepção sensorial ouvindo atentamente. controlando seus sentimentos para escolher a resposta mais adequada. è necessário saber que resultado é desejado ao entrar em uma discussão com o gerentes de serviços. Vai querer um reembolso ou a troca. Por último, precisa ser flexível outra resultado se o desejado não for possível."
 NLP ajuda  no processo de nos tornarmos melhores comunicadores, nos levando a atingir os resultados desejados, sem estresse ou frustração.

As pré-suposições de NLP são generalizações básicas, que podem ser úteis quando você age, como se fossem verdadeiras:


1. O  Mapa  não é o Território. Alfred Korzybski é o autor desta frase, e explica que experimentamos o mundo através de nossos 5 sentidos, aos quais se refere como "O território". As experiências que temos pelos sentidos são transferidas ao cérebro, onde produzem uma representação interna, a qual se refere como "O Mapa". 
Criamos um mapa interno em nosso cérebro; nossas experiências modelam este mapa, mas outras pessoas, que tiveram as mesmas experiências, nunca irão ter um mapa idêntico ao nosso (suas percepções e a forma como os seus sentidos perceberam a informação, pode ser diferente). Isto significa que o que está fora nunca pode ser igual ao que está dentro de nosso cérebro.
 Se você é um doutor, pílulas significam para você algo, totalmente diferente do que significam para um agente da lei, Fazemos representações internas, das mesmas coisas, dependendo de nosso histórico, e  dos contextos pessoais. Para sermos melhores comunicadores, e melhores pessoas, precisamos aprender a ver as coisas pelos olhos dos outros; tentar entender as representações ou mapas das pessoas, com as quais estamos tentando nos comunicar. Ao invés de responder, negativamente, ao comportamento, que consideramos inapropriado, focar e tentar entender porque a pessoas  estão se comportando desta forma. Isto irá nos tornar mais felizes, considerando que iremos aceitar as ações/ inações,  dos demais, com maior facilidade.

2. Não há Fracasso, somente Feedback. Esta é uma presuposição de grande importância que irá ajudar muito se pudermos conviver com ela. Não há ninguém no mundo que não conviva com falhas, frustrações. Cabe a você escolher se irão te colocar para baixo, ou se vai tirar lições destes acontecimentos, que irão servir de lições para se tornar melhor no que falhou, quando decidir tentar de novo. Sempre que falhar,  faça as  5 perguntas seguintes a si mesmo:

1. O que estava buscando atingir?
2. O que consegui atingir até hoje?
3. O que já aprendi até agora?
4. Como posso usar as lições aprendidas para melhorar minha performance?
5. Como vou medir minha performance e sucesso?

3. O Significado da Comunicação é a Reposta que Motiva: Como a pessoa com a qual você está se comunicando percebe a informação que você está´tentando passar é o mais importante, Não importa se suas inteções são boas; seu ouvinte interpreta a informação baseado na forma como a recebe; O ônus, portanto, é seu. Há que passar a informação, cuidadosamente, para que a pessoa a receba como você espera. Antes de começar a se comunicar tenha um entendimento claro do resultado desejado da conversa, e construa a conversação de forma a obter a resposta desejada.

4. Se o que Você está Fazendo não Funciona. Faça Diferente.  Muito simples. Não faça coisas que não funcionam para você, mude a tática. Determine que o que você está fazendo não está funcionando, e o que pode fazer para ter melhores resultados.

5. Temos todos os Recursos que Precisamos para Criar os Resultados Desejados. Todos temos o necessário para nosso desenvolvimento e para nos tornarmos uma melhor versão de nós mesmos. Só precisamos saber usar o que temos disponivel.

6. As Pessoas são Muito Mais do que seu Comportamento. O fato que alguém está se comportando mal não significa que a pessoa seja má. As pessoas se comportam de forma errada, quando não têm os recursos internos para agir de forma distinta. Na maioria das vezes, ajudando-os a mudar ou  a desenvolver seus recursos, irá ajudar que melhorem seu comportamento.

7. Linguagem Corporal é Importante.  Quando você se comunica é importante manter uma linguagem corporal adquada, considerando que impacta em 55% a forma como os demais recebem nossa comunicação,
Há que praticar  técnicas; entretanto, estas  não são soluções rápidas. Tem que ser usadas até fazerem parte de nosso mapa mental Serem automatizadas.


Precisamos  Ancoras/suportes, para mudar. Há diferentes âncoras em NLP:

1. Visuais. Usar as coisas que você vê para provocar uma reposta. Por exemplo, se você quer sentir-se poderoso pode usar seu relógio, e cada vez que você desejar se sentir, desta forma, olhar para o relógio. Não precisam ser, necessariamente, objetos, podem ser pessoas, símbolos, desenhos ou qualquer coisa física;
2. Auditivas: usar sons, música e provocar uma resposta;
3. Cinestéticas: se tocar ou imaginar alguém lhe tocando. Implica movimento/ ação.

 Como estabelecer âncoras pessoais:

 1. Decida o estado que você deseja ancorar e a resposta que deseja produzir: calma, felicidade, sentir-se poderoso, relaxado, etc. Ajuda anotar sua intenção, em um caderno, para cristalizar o sentimento ou emoção  para a qual você quer criar um gatilho;
2. Escolha a âncora para  disparar este estado. Pode usar uma combinação de  suportes visuais e auditivos;
3. Feche os olhos;
4. Acesse seus  recursos, lembrando de uma memória em que experimentou o estado que você quer disparar;
5. Logo que consiga relembrar, vividamente, a experiência, ative a âncora (toque a música, toque a parte em seu corpo que quer utilizar como âncora) ou olhe para o objeto que deseja utilizar
6. Libere as âncoras tao logo a experiência comece a se desvanecer. Isto é super importante para não ancorar na parte que está se diluindo;
7. Faça uma pausa e algo distinto, conte de 1 até 10;
8. Repita o processo desde o passo 1, tornando a memória mais vívida e  tente ancorar a experiência no ponto mais alto;
9. Teste para ver se o estado desejado ocorre. Após ter  consolidado o processo, grave e anote para poder repetir. Que emoções surgiram durante o processo? Que memórias foram ativadas? Você utilizou dicas auditivas, visuais ou corporais? Anote tudo.
10. Verifique e cheque até se tornar permanente e  que a cada vez tenha o mesmo resultado. Não é possível chegar a um estado desejado se as âncoras forem alteradas ; caso contrário pode ocorrer uma  ancoragem negativa.

Interrompendo padrões

Quando internalizamos hábitos, formamos padrões de comportamento difíceis de serem alterados. Já são parte de nós, de nossa rotina. Há que criar  uma rotina rígida que nos ajude a implementar novos, e mais saudáveis.

Imagine uma situação onde você dirige de casa para o trabalho, e toma sempre a mesma rota. É repetitiva e você já o faz de forma automática, sem ser necessário concentração. É como se estivesse no piloto automático e pode pensar em outras coisas. De repente, escuta um barulhão e nota que o caminho está obstruído. Você trava violentamente, e o carro para assobiando os pneus. Você não imagina o que ocorreu. Sua mente consciente tem que assumir o controle. 
Sua mente subconsciente é ótima em seguir padrões pré estabelecidos para manter  a mente consciente liberta para  lidar com outras atividades.
 Quando  procuramos  alterar hábitos, alguns  pensamentos padrão, emoções, e ações podem criar problemas.. Nosso  subconsciente fica  nos puxando para trás, e  nos  faz repetir as ações automaticamente.  A mente subconsciente é muito pobre em tomar decisões.  Quem o faz é a consciente. 
A técnica de interrupção força a mente subconsciente a esperar pela informação da mente consciente. Estas interrupções ajudam a quebrar hábitos e abraçar novos métodos e mudanças.
Reprogramando seu subconsciente de forma que se torne um mensageiro que receba instruções da mente consciente.

 Como praticar a técnica de interrupção de padrões:
 1. Decida que comportamento deseja  alterar. Tem que ser algo que você faz automaticamente, sem pensar a respeito. Por exemplo: comer  porcarias (hambúrgueres, beber várias cervejas, fumar, jogar, etc) toda vez que você assiste TV. Anote o que gostaria de mudar;

2. Comece a observar como este padrão ocorre. Quando começa a sentir a urgência para comer  ou fazer algo. Em que momento? Como você escolhe?  Anote suas decisões;

3. Crie um padrão, totalmente distinto, para interromper o hábito. Quando experimentar a vontade de comer, dobre roupas, beba água,.  Anote o novo comportamento em detalhe;

4. Cada vez que sentir a urgência inicie a prática  de interrupção escolhida. Continue a utilizar até estar habituado, e quando menos esperar terá substituído a antiga.

 A Técnica Swish


Esta técnica  ajuda a alterar como  nossas memórias  nos afetam, nos desconectando de pensamentos negativos que provocam fortes sentimentos, e nos afetam negativamente. Podemos utilizar esta técnica para gerenciar estes  pensamentos e sentimentos, relacionados com os acontecimentos em nossa vida, ajudando a nos desconectar do passado, de coisas que nos irritaram ou nos deixaram  embaraçados. Também para lidar com sentimentos atuais, causados por  pensamentos  de inferioridade, inadequação, ansiedades sobre situações ou acontecimentos.
 Por exemplo, se devido a uma doença ou estresse você tirou uns dias de licença do trabalho, você se preocupa em voltar ao trabalho e tem um sentimento negativo, de preocupação. Cada vez que você lembra de entrar no escritório seu estomago queima e seu coração começa a bater forte, Isto significa que o escritório é o gatilho. É necessário verificar se há razões racionais para seu medo; se não houver, use a técnica Swish para transformar estes medos em forças positivas.

Como usar a técnica Swish?
 Swish em Inglês, é um som que significa movimentar-se rapidamente. O som deste movimento ((onomatopeia),  soa, como um assobio, açoite.  Nesta técnica se substitui de forma rápida, uma imagem-gatilho negativa (ação/pensamento/hábito) que queremos eliminar por outra (positiva) que desejamos implementar.

1. Identifique o sentimento/ atitude/ hábito/vício que deseja eliminar;
2. Identifique os pensamentos ou imagens que provocam o sentimento negativo;
3.Verifique se seus temores têm fundamento, se são racionais. Se forem irracionais, vá para o próximo passo;
4. Feche os olhos;
5. Crie uma imagem alternativa em sua cabeça de seu objetivo/ como deseja se sentir. Veja você em ação. Anote os detalhes desta imagem;
6. Pense na ação gatilho( negativa) e a substitua pela imagem desejada (positiva);
7. Permita que a nova imagem seja maior, mais focada, brilhante do que a anterior até que a primeira comece a se desvanecer;
8. Quebre o estado e abra os olhos;
9. Comece do passo 1,  entretanto, desta vez, tente inserir a imagem mais rapidamente;
10. Repita este processo por cerca de 5 até 7 vezes.
11.Teste para ver o que acontece quando tenta lembrar da imagem-gatilho negativa, que deverá ser, gradativamente, mais difícil de evocar, Se, entretanto, ela continuar a se manifestar, pode ser mais poderosa do que a técnica, tente uma técnica mais forte, como a de ancoragem.

A TÉCNICA de ENQUADRAMENTO de NLP

Parte do pressuposto de que  nossa percepção  de tudo, e todos depende de nosso ponto de vista. O enquadramento envolve a tentativa de mudar o significado que  atribuímos a algo,  mudando o contexto ou o local.  Por exemplo. Uma pessoa  tentando te incomodar pode parecer engraçada, e ao invés de ficar bravo  você pode rir. O significado que  atribuímos aos acontecimentos, ao nosso redor, depende de nosso enquadramento. Podemos usar nossas respostas e comportamento para alterar o significado. Se nos vestirmos como esqueleto para uma festa de Halloween, ou se formos a um enterro vestidos assim, iremos provocar percepções distintas.
O enquadramento NLP  ajuda a mudar como vemos e percebemos o que ocorre ao nosso redor para agirmos de forma distinta. Podemos levar as pessoas a ver as coisas de forma distinta, e permanecerem calmas ao enfrentar situações  difíceis.

Como utilizar ?

1. Primeiro, identifique o comportamento que considera complicado ou negativo, e deseja eliminar;
2. Tente estabelecer uma comunicação com a parte que cria o comportamento ou a resposta. Pode ser uma sensação no seu corpo, uma foto de outra pessoa, um som específico, uma voz; qualquer coisa que ative o comportamento ou sentimento negativo. Anote tanto o comportamento e o gatilho associado;
3. Pergunte a si mesmo como desejaria se sentir, ao invés, e como desejaria agir. Você tem que diferenciar o sentimento/ comportamento atual, com o desejado;
4. Use sua criatividade para descobrir 3 maneiras alternativas que você iria preferir sentir ou agir, ao invés da forma negativa, atual, para atingir o resultado desejado;
5. Avalie suas novas escolhas e determine se são ou não aceitáveis;
6. Verifique se há objeções com outras partes. Algumas vezes quando você muda um padrão arraigado isto afeta outros aspectos de sua vida. Há que garantir que as novas escolhas e a mudança desejada não terão  consequências, não desejadas. A técnica de enquadramento ajuda a ativar seus recursos internos de forma que possa agir de forma superior a sua maneira normal de pensar. Anote suas reflexões e resultado, usando esta técnica,

  A Técnica de Espelhamento e Construção de Rapport



A técnica espelho envolve copiar ou reproduzir um determinado comportamento como se fosse um espelho do outro. O espelhamento não é uma cópia rude, mas sutil e quase indetectável, pela  outra pessoa, cuja linguagem corporal e padrões de fala você está tentando copiar; tem que parecer natural, naço proposital. Você pode  copiar: padrões de fala; postura corporal;  estilos de vocabulário ou escolha de palavras. ritmo, tonalidade de voz, ou volume.

Esta técnica cria conexão com a pessoa com a qual você está se comunicando e torna possível um engajamento, desenvolvimento de confiança. Uma interação de sucesso só acontece se houver conexão com a outra pessoa. Há duas abordagens:
1) pode enfatizar as similaridades entre você a outra pessoa;
2) as diferenças.

Se enfatizar a similaridade irá eliminar resistência e antagonismo. O espelhamento é algo natural que a  maioria  de nós faz. Quando  falamos com uma criança  nos agachamos até ficar na altura da criança.

 Para praticar:

1. Espelhando Posturas Corporais: Isto envolve ajustar seu corpo para ficar similar ao do outro. Garanta que é natural e respeitosa;
2. Espelhando Padrões de Respiração: É possível equiparar o padrão respiratório, exceto se este for irregular;
3. Espelhar  Vozes: estabelecer o mesmo volume, ritmo e escolha de palavras. Pode ser bem difícil pois há que fazer de forma sutil, falando devagar se a pessoa o faz, ou alto se este é o tom do outro;
4. Espelhando Valores e Crenças:  Tentar entender valores ou perspectivas. Não é concordar, mas saber ouvir, questionar, tentar entender, e evitar o julgamento do outro.


O  passo principal, que irá possibilitar o uso de métodos/ técnicas, é o nosso autoconhecimento, com a identificação de nossos buracos negros,  nossos padrões de comportamento, que são danosos, e que nos impedem de progredir.
Precisamos identificar as áreas que precisamos trabalhar para que possamos escolher as técnicas  para melhor lidar com estes problemas,  e vencer nossas deficiências.


 Boa sorte !

  Traduzido e adaptado do "The NLP Mastery Toolkit" Steven Jones
 Modern Pshychlogy Publishing

Cida Guimarães
 27/08/2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.