sábado, 28 de agosto de 2021

Um sábado nublado!

                  

 Amanheceu com uma bruma,  céu  coberto de nuvens, dia emburrado.                                                                                                                        
                                          

Fui, como habitual, caminhar pela extensão da beira da praia, de minha Garopaba querida. Olhando a paisagem, deste dia invernoso e carrancudo, e ainda assim,  por suas  nuances, e  contrastes, marcante, não pude deixar de comparar o tempo com nossos estados  de espírito, ciclos de vida, que vão se alterando, gradativamente.

A única  constante é  a mudança; em segundos, dias turbulentos e sombrios se transformam  em límpidos e claros.  Estações se alternam, assim como nossas preferências, objetivos, esperança,  humor, hábitos. 
É uma obviedade; entretanto, nem sempre, mantemos serenidade para encarar, aceitar e superar os obstáculos, as decepções, nossas dores  e dificuldades de forma adequada. Tampouco,  lidar com os sucessos,  alegrias, e  prazeres, como temporários, finitos, cambiáveis, sem orgulho e/ou ostentação.

A ambivalência de tudo, as inevitáveis  mudanças  são  as únicas certezas que temos, e é bom olhar para o tempo e saber que de repente o sol vai aparecer, esquentar, iluminar e alterar todo o cenário, que logo, tudo, vai, novamente, se alterar.
Precisamos apreciar a troca, a mudança, a finitude, como crescimento, renovação,  e olhar o novo como oportunidade para fazer diferente.
 Gosto da frase em inglês que diz: "Today is a gift called present".  Sim, cada dia é um presente. Estamos vivos para fazer diferente, apreciar  esta nova oportunidade.

 A vida tem me presenteado com uma variedade de problemas, e decepções, mas  também com surpresas, encantamento e alegrias. Acredito que isto se aplica a todos. Para uns com maior intensidade,  para outros, mais suave, mas ninguém  passa pela vida a passeio.

Sou muito grata por  tanto o negativo quanto o positivo, pois não poderia apreciar o belo se não tivesse o feio. Precisamos de ambos.
 
Embora curtir mais este dia!

Cida Guimarães
28/08/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.