domingo, 22 de agosto de 2021

A PNL e uma COMUNICAÇÃO EFICIENTE

 


Se desejamos desenvolver relações saudáveis e efetivas, sejam elas familiares, ou profissionais, como  líderes, mentores ou treinadores,  precisamos trabalhar  nossa comunicação, detectando problemas e possíveis áreas para desenvolvimento.

 Estamos nos comunicando de forma eficiente?

A principal razão para a falta de uma comunicação efetiva é que, sem nos darmos conta, injetamos barreiras em nossas conversações. As barreiras comunicativas são respostas emocionalmente carregadas, cujo impacto  é adverso. Quando nossos cérebros estão debaixo de pressão pode ser difícil distinguir entre nosso estado emocional e o dos demais. Algumas respostas desastrosas incluem julgamentos, suposições e críticas. 
Para nos comunicarmos melhor é necessário  desenvolver nossa habilidade  de escuta imediata.  O imediatismo na escuta é a capacidade de usar a situação do momento para convidar a outra pessoa a interagir em um diálogo  cujo objetivo é  explorar o relacionamento.

 Os 3 (três) estágios de escuta imediata para  desenvolver uma  comunicação mais conectada são:

1- Escuta centrada> Observar, ouvir com cuidado, coletar informações para formar sua resposta.  Repetir: perceber, prestar atenção, lembrar, e repetir a mensagem com as mesmas palavras usadas pelo falante.

2. Escuta intensiva>  Ganhar clareza; focar no que o outro está dizendo, questionando o outro para entender. Parafrasear: perceber, prestar atenção, lembrar, pensar e entregar a mensagem, usando palavras e estrutura similares.

3. Escuta Atenta> Focar  tanto na  comunicação verbal  como na não verbal; observar gestos, postura, tom de voz. Refletir: perceber, prestar atenção, lembrar pensar, raciocinar e entregar a mensagem usando suas próprias palavras e estrutura frasal.

 Conseguir apresentar uma comunicação não verbal para o outro, identificando as discrepâncias entre as palavras e ações; dar "feedback" de atitudes ou observações infelizes; reconhecer a dinâmica no relacionamento.
 Aprender a identificar os diferentes estilos de comunicação é um passo importante para sermos mais efetivos e assertivos em nossa comunicação, que  pode ser conectada ou desconectada.
Se quisermos construir relacionamentos fortes,  estes precisam  estar ancorados em um esteio de confiança, união e coesão; em uma comunicação conectada.

 Há 5 estilos básicos de Comunicação

1. COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:  é decorrente de uma auto-estima madura. Há confiança em se comunicar sem usar jogos ou manipulação. É firme ao expor ideias, sem ser agressivo.

2. COMUNICAÇÃO AGRESSIVA: nasce do medo, inveja e amargura. Tenta destruir o outro. É dura, o tom é forte e incisivo.

3.COMUNICAÇÃO SUBMISSA: nasce da necessidade de aceitação, em tentar agradar e evitar conflitos; usa subterfúgios, desvia o assunto.

4.COMUNICAÇÃO MANIPULADORA: nasce do desejo desesperado de estar no controle. As palavras sempre têm uma mensagem oculta.

Ao aprendermos a ouvir podemos resolver os conflitos e problemas interpessoais mais efetivamente,  diminuindo o uso de bloqueios de forma considerável.
Há muitos bloqueios para uma comunicação positiva.


Algumas respostas/ atitudes  desastrosas,  que tornam a convivência e o diálogo salutar difícil e BLOQUEIAM A COMUNICAÇÃO, são:

1. Julgar e supor. Sem base emitimos pareceres, julgamentos, rotulamos.
2. Criticar. Diminuímos o outro e sua capacidade de mudar.
3. Xingar. Reduzem o outro. Ex, Você é um idiota!
4. Diagnosticar. Se colocando no papel de um psiquiatra amador e pretendendo saber a verdade porque a pessoa agiu ou se comportou de determinada maneira. O diagnóstico é desconsiderado, inapropriado e insano.
5. Elogiar  Avaliativamente. Elogiar o comportamento ou atitude do outro,         julgando a ação ou comportamento do outro.
6. Fornecer soluções. Geralmente aumenta o problema ou cria, sem resolver o dilema original.
7. Ameaçar. Tentando controlar a ação dos outros através de punições anunciadas
8. Moralizar. Dizendo o que deve ou não ser feito em nome da moral, bons costumes.
9. Questionar. Perguntar de forma  inapropriada ou excessiva. Perguntas fechadas ão barreiras que evitam  uma conversa sadia de acontecer.
10. Aconselhar. Dar soluções prontas.
11. Evitar.  Tirar a conversa  do trilho, desviando o assunto.
12. Argumentar  logicamente.  Tentar convencer o outro que está errado, com      pouca ou nenhuma consideração pelos fatores emocionais envolvidos no dilema. Ex. Não há grau de verdade no mundo além do que li em meus livros filosóficos.
13. Tranquilizar. Tentar prevenir a outra pessoa de sentir as emoções negativas   sugerindo que está tudo bem. Ex. Não te preocupes. "Sempre escurece antes  de amanhecer".

Falar aos outros que estão construindo bloqueios é também um obstáculo enorme para uma comunicação efetiva. Quando as pessoas são primeiro apresentadas às barreiras convencionais, uma reação típica é a retração. Se você  quiser melhorar a qualidade de sua comunicação, culpar, e julgar nunca ajudam, ativando sentimentos de inadequação, raiva ou dependência. 

É necessário aprender a ouvir, até aquilo que não é dito, resolver conflitos e problemas interpessoais eficientemente, e, gradativamente, nosso  uso de  bloqueios irá diminuir. Um dos bloqueios  na comunicação é julgar que os outros veem o mundo,  e as situações como nós, o que é  raramente o caso. Todos têm uma forma única de entendimento e suposição de como os demais devem se comportar. Quando conseguimos ter clareza de como interagir de forma que seja melhor recebida pelos demais, podemos  adquirir maior  coesão e conexão e conquistar mais clareza comunicativa. Precisamos  desenvolver  autoconsciência e reflexão. Precisamos também estabelecer o real significado  das palavras, dissecar a língua.
 O que a palavra Deus significa? O que ter sucesso significa?  estar ansioso? Alcançar realização profissional? 
Para cada pessoa, cada uma destas indagações irá ter uma resposta, com algum grau de diferença. Cada um interpreta cada palavra, rótulo, terminologia, em sua língua nativa, de forma distinta, conforme  suas experiências, e vivências culturais. Se não procurarmos entender os demais, vamos acabar julgando, e isto vai nos custar CONFIANÇA E INTIMIDADE.  A ideia é não criar barreiras devido às palavras usadas, pois isto limita nossa compreensão. Temos que buscar a verdade no fundo, dissecar as palavras, tentar entender o outro.

Como podemos  ser uma pessoa que inspire confiança? Carl Rogers, em seu livro "On Becoming a Person",  diz que os seres humanos crescem mais efetivamente no meio de certas condições relacionais.
Relacionamentos + consistência+ tempo = Confiança

 Para desenvolvermos empatia precisamos ser congruentes, ou seja, reais, autênticos, transparentes e honestos, e estar genuinamente e incondicionalmente dispostos a dar atenção  total ao outro.


" Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração. " Nelson Mandela





Tradução e adaptação de Cida Guimarães 
curso de  PNL Master Practitioner, Kain Ramsey
 22/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.