quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O inesperado em nossas vidas!



 Como lidamos com as incertezas, e o inesperado são determinantes para  nosso bem-estar emocional, desenvolvimento  pessoal, bons relacionamentos, e sucesso profissional. 
E, geralmente, como lidamos mal!

 Sempre esperamos que as pessoas ajam como pensamos que seria o certo, que digam o que gostaríamos de ouvir, que os acontecimentos sigam a ordem ou a forma como sonhamos. Raramente, isto acontece.  Será que  a falta é dos outros, da vida, que não é justa conosco, ou nossa mesma, que construímos fantasias em nossa cabeça? 
Acredito que nós somos os  principais responsáveis por nossas frustrações.  Não temos isenção e distanciamento para olhar e aceitar as pessoas e fatos, como realmente são, e não como esperamos que o sejam.

 A única certeza que podemos ter na vida é de  nossa finitude e de sermos, todos, seres imperfeitos; o resto é mistério,   surpreendente e inesperado. O problema é que esquecemos disto, e  idealizamos pessoas, relacionamentos, situações, acontecimentos.  O resultado, na maioria das vezes, é nossa  decepção, pois raramente a realidade é conforme a idealizamos. Nossas expectativas determinam as emoções resultantes, e  invariavelmente nos decepcionamos.
 Já viajaste a algum local que te disseram ser fantástico, tudo maravilhoso, e  tua experiência foi totalmente distinta? O contrário já ocorreu? 

 Nossa frustração e consequente decepção tem pouco ou nada a ver com as pessoas em questão,  ou com os fatos, ou lugares, mas  sim com  nossa idealização dos mesmos;  como imaginamos que seriam, em nossa não aceitação da realidade. Não buscamos olhar por uma perspectiva diferente, ver o positivo, tentando descobrir  se não acabamos por ser beneficiados.
 
Os pais deviam treinar os filhos a lidarem com as  frustrações,  pois  estas serão  inevitáveis. Não o fiz, acredito que amaciei o caminho deles, pensando estar fazendo o melhor,  pois também não fui treinada, neste sentido, e não tinha a maturidade e o conhecimento, de hoje. A vida vem me ensinando, às vezes de forma dolorida. O inesperado pode ser muito frustrante, quando diverge do sonhado.

 Quando, entretanto,  com zero expectativa de que algo positivo vá ocorrer,  somos surpreendidos por ações de gentileza inesperada, por palavras confortadoras ou amigas, que alegria nos inunda. É o inesperado agindo, e é maravilhoso! Nada esperávamos, ou julgávamos, até, que o pior iria ocorrer e, nessa altura, algo fantástico acontece. Ficamos radiantes.  Zero expectativas= grata experiência.
 Vivenciamos isto esta manhã, e foi incrível ver a solidariedade de estranhos em ajudar, a buscar soluções para nosso problema. Foi o inesperado causando, primeiro, muita angústia na busca de uma solução, e depois júbilo, vendo tudo ser resolvido como que por milagre.
Explico. Fomos a Florianópolis para uma sessão  de terapia da coluna, do Juan (meu marido), no ITC Vertebral, no Centro Empresarial.  Ao estacionar o carro na rua lateral, não reparei haver uma vala, ao lado do meio fio, que não estava protegida com gradil, e acabei com os pneus, primeiro o  traseiro, e depois quando tentei sair, o dianteiro, entalados na vala, ficando impossível  manobrar/ tirar  o carro. A largura da vala era  a do pneu, e  como era funda não havia maneira. Depois de já estar contatando com o seguro para providenciar guincho, o que também foi bastante frustrante, com as diferentes opções do "menu whatsapp", outro carro foi estacionar atrás do nosso, e avisamos para que não ocorresse o mesmo. O motorista  estacionou, com nossa orientação, e logo se prontificou em ajudar, querendo levantar o carro com meu marido.  Claro, só os dois  foi impossível. Resolveu  pedir ajuda para alguns operários de uma obra,  em frente,  e eles vieram, já  com pedaços de pau, como talas,  que usaram para criar quase que uma rampa de forma que pudéssemos tirar o carro. Disseram: "Toda semana cai um, aí." Já tinham todo o esquema pronto.
Foi lindo, e muito incrível ver as pessoas ajudando, colaborando, desinteressadamente. Quisemos  recompensar e não aceitaram. Sentimos um renascer da certeza que há muita bondade, e que somos todos perfeitos, em nossa imperfeição.

 O inesperado que nos deixou com uma sensação  reconfortante, feliz!

Cida Guimarães 
18/08/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.