quarta-feira, 5 de maio de 2021

Você é livre ?

 

LIBERDADE 

Sou livre? Quando? Como?
Me peguei, hoje, pensando em liberdade, e nas perguntas acima. Sinto-me livre caminhando na praia, com o vento no rosto, mirando o horizonte, o mar,  as ondas quebrando na praia,  as gaivotas alçando voo, e  as nuvens sobre os morros.
A natureza me faz sentir livre, leve, em paz.

Quando a pandemia iniciou nos vimos cerceados, limitados em nossa liberdade de ir e vir, de  viajar, de estabelecer contatos, de viver, como melhor nos aprouvesse, e as restrições impostas sendo contestadas por muitos, que se rebelam com o cerceamento de sua liberdade.

Afinal o que é liberdade? Na Grécia antiga era associada ao ato de pensar, de filosofar. Ser livre era ser mestre de si mesmo,  ter domínio sobre suas ações. Para Aristóteles, liberdade era a capacidade de decidir  sobre um determinado agir ou sua omissão; Sócrates,  dizia ser a capacidade de dominar seus sentimentos, pensamentos, a si próprio. É célebre sua frase: "Conhece-te a ti mesmo."
Concordo com esta visão de Sócrates. Como posso ser livre se não sou nem dona de mim mesma?
Quando não me conheço e sou dominada por impulsos, pensamentos limitantes,  me torno escrava dos mesmos, minha liberdade está restrita, delimitada. Eu mesma imponho limites à minha liberdade de maneira infinita. Quando minha auto estima é baixa, sou presa de minhas limitações, posso ser dependente de meus hábitos, minhas manias. Somente desenvolvendo meu auto-conhecimento posso, gradativamente, ir me desvencilhando das amarras de conceitos arraigados, e me tornando mais senhora de mim, mas, ainda assim, não livre, pois, há os afetos, a família, a situação financeira, a profissão que vão me aprisionar, em seus esquemas. 
Podemos ser totalmente livres? Acredito que não. Nossa liberdade será sempre condicionada ao meio em que vivemos, às leis, aos códigos de conduta, à cultura do país, aos direitos dos outros.



Há 3 categorias de liberdade: 

1- SER LIVRE DE:  sem restrições, amarras, preconceitos;
2- SER LIVRE PARA:  liberdade para agir, tomar as decisões que quisermos;
3- SER LIVRE PARA SER. Ter liberdade não apenas para fazer o que quisermos, mas para sermos quem quisermos ser.

SER LIVRE PARA SER para mim, é a principal. Se eu for  a minha melhor versão, autêntica, fiel a mim mesma, vou ser livre para buscar as demais liberdades. Sendo o melhor que eu possa, nos limites impostos por minha consciência, meus princípios, e  parâmetros de referência. Penso que jamais seremos totalmente livres porque se  eu for, estarei de alguma forma cerceando a liberdade de outrem, ou até mesmo de meu eu interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.