segunda-feira, 17 de maio de 2021

Qual nosso maior desafio?



A Psicologia Humanista olha para o homem em sua totalidade, abordando a vida de uma perspectiva prática, não acadêmica, com a compreensão de que todo comportamento humano é  auto-motivado. Qual é nosso maior desafio?
 "A principal tarefa do homem é dar à luz o seu verdadeiro eu."
Quando pensamos por nós mesmos,  somos donos de nossas mentes; não há perspectiva que não possa ser explorada, desafiada ou questionada; escolhemos nossos caminhos, e não aceitamos doutrinas; assumimos responsabilidade por nossas decisões já que temos controle sobre elas.
Com o espírito de livre descoberta, novas perspectivas e novas formas de compreender a nós mesmos podem ser adquiridas; sem vontade livre, não há como haver auto-desenvolvimento.
Temos compreensão da vida através do que conseguimos perceber com nossos sentidos e  nossas mentes.
Há que desenvolver nossa capacidade de dominar nossas ideias e habilidades, e abraçar nossa individualidade única, e paralelamente, nossa capacidade de amar e aceitar as pessoas incondicionalmente.

 “Percebo que se fosse estável, prudente e estático, viveria na morte. Portanto, aceito a confusão, a incerteza, o medo, e os altos, e baixos emocionais, porque esse é o preço que estou disposto a pagar por uma vida fluida, rica e excitante“
– Carl Rogers –

Primeiro precisamos nos conhecer, identificar nossas características básicas, influências e orientação para podermos ter uma compreensão de nós mesmos. Precisamos ser verdadeiros conosco.

Erich Fromm, (1900-1980)  psicanalista, sociólogo e pensador alemão afirmava que nossa personalidade é o resultado de fatores culturais, e biológicos. Sua teoria contrasta  com a de Freud, que privilegiava os aspectos inconscientes. 
Escreveu a trilogia: "O Medo e a Liberdade", "A Análise do Homem", "Psicanálise da Sociedade Contemporânea".

Dizia que o homem se dividia entre a necessidade de liberdade e a necessidade de pertencer a um grupo, diferenciando caráter de temperamento, e de personalidade. 

Suas definições, abaixo:
Caráter é adquirido desde a infância na relação pessoa  com o mundo, e no processo de assimilação e socialização. Pode se moldar com o desenvolvimento, sendo que a educação e a cultura podem interferir nesse resultado. Se divide em: Caráter Social:  aspectos comuns ao indivíduo e sua cultura; Caráter Individual: aspecto singular que distingue uma pessoa do resto do mundo.
Personalidade é a totalidade de qualidades psíquicas herdadas e adquiridas, sendo o resultado do efeito do ambiente sobre a base inata do temperamento, que caracteriza um indivíduo, e tornando-o original.
Temperamento: componente psíquico inato, geneticamente herdado, mas não deve ser tratado como imutável. É a forma, maneira de reagir. 

Sua Teoria da Personalidade, no livro  "A Análise do Homem", fala nas influências na relação homem x mundo  que  o levam a desenvolver uma Personalidade Produtiva ou Improdutiva. Há sempre uma mescla, mas geralmente, há predominância de um ou mais tipos.




De acordo com Erich Fromm:

Influência Improdutiva:

1- Receptivos: aceitam seus papéis e nunca lutam por melhora ou mudança;

2- Exploradores: agressivamente auto-centrados, entram em jogos de coerção e plágio;

3- Acumuladores:  brigam para reter o que tem, e estão sempre buscando  adquirir mais;

4- Mercantil: tudo é para venda, incluindo seu tempo, talento e auto imagem.

Influência Produtiva:

Usa sua força para realizar suas potencialidades.  Age, atua, toma a dianteira. Atividade x produtividade. Será positiva se for  autor, não estiver subjugado, submisso  ou impelido por paixões.

 "O perigo no passado era que os homens  fossem escravos, mas o perigo no futuro é que se tornem robôs." Eric Fromm

Em seu livro "The Fear of Freedom" (O Medo da Liberdade) fala  que para sermos livres precisamos conhecer a nós mesmos, nos entender. Uma compreensão de si mesmo.

                                 

                                            O Eu Individual

 Auto-estima >>>                                                       >>> Auto-conceito
Auto- conceito>>>                                                     >>> Auto-realização 
Auto-imagem >>>                                                      >>> Autovalorização
O Eu Independente>>>                                             >>>O Eu Relacional               


                                   O  Eu coletivo  

Nosso auto conceito só irá melhorar quando desenvolvermos nossa auto estima, buscando uma atualização de nossos conceitos, padrões, descartando imagens depreciativas, apagando lembranças, que nos jogam para baixo, e buscando um relacionamento sadio, positivo com os demais. Meu auto-conceito positivo irá me levar a uma auto valorização e consequente uma auto-imagem positiva e  valorizada, que será determinante para eu me completar como ser independente e poder me relacionar de forma positiva com os demais.

 O meu Eu coletivo depende do meu Eu individual.   

“As pessoas egoístas são incapazes de amar os outros, mas também não são capazes de amar a si mesmas".
– Erich Fromm –

O que mais  tem influência sobre   você? Tende a ser mais  produtivo ou improdutivo? O que lhe retém? O que impulsiona?  Somente quando conseguimos identificar  nossas características, conseguimos atuar para  as modificar ou ressaltar.

   Auto conhecimento é a solução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.