quarta-feira, 19 de maio de 2021

Quais as características de pessoas totalmente funcionais?





Nosso autoconceito é formado  a partir do nível de nossa identidade e dos papéis que desempenhamos na vida e  nossa habilidade de resolver problemas.  Nosso  acurado autoconceito,  quanto a nossa identidade, irá determinar nosso grau de autoestima, sendo crucial para nos tornarmos pessoas empoderadas, e totalmente funcionais. 

Temos que nos devotar a ser a melhor versão de nós mesmos; não tentar ser igual a ninguém;  focar no que queremos atingir. 
Em 1992,  o psicólogo Bruce Bracken,  estabeleceu 6 domínios que  levam a criação de nosso autoconceito:


1- Social: nossa habilidade de interagir com os outros;
2- Competitivo: nossa capacidade de suprir nossas necessidades;
3- Afetivo: consciência  de nossas emoções;
4- Físico: percepção de nossa aparência
5- Acadêmico: nível de sucesso profissional
6- Familiar: habilidade de funcionar no seio da família


Carl Rogers, um psicólogo americano, e cofundador da Abordagem Humanística sugere que pessoas, totalmente funcionais, desenvolveram certas características que as capacitam ao auto regulamento, e auto gerenciamento; abraçam suas necessidades para crescer, e  se desenvolver. 



O que é ser FUNCIONAL? Ser funcional pode ser compreendido como a capacidade de aprender a ser livre para ser o que se é realmente. Ter capacidade de lidar com a vida. Garantir bons relacionamentos, pessoais e profissionais.



As 10 características básicas de seres totalmente funcionais são:


1- Abertura para abraçar experiências boas e más;
2- Receptividade e independência no agir;
3- Uma habilidade de interpretar experiências de forma madura;
4- Um autoconceito flexível e habilidade para se adaptar e ajustar;
5- A capacidade de a partir de suas experiências, criar novos valores;
6- Estar em paz com suas falhas e imperfeições;
7- A tendência de abraçar, abertamente, novas experiências;
8- Não  precisar distorcer ou negar experiências reais;
9- Abertura à feedback, e preparo para fazer mudanças frequentes;
10- Viver em paz e em harmonia com as imperfeições alheias.


Em seu livro, "On Becoming a Person",  Carl Rogers sugere  algumas condições facilitadoras para que o potencial  humano seja desenvolvido mais efetiva, e satisfatoriamente. Segundo ele, é necessário  compreensão empática, congruência, consideração positiva incondicional.


Compreensão empática é nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro,  olhar por uma perspectiva diferente, tentar sentir e ver o que o outro está sentindo, tentar entender o sentimento e emoção do outro. Inspirar confiança de forma que o outro possa baixar a defesa e ser real.

Congruência é a assimilação coerente de suas atitudes com a sua personalidade, ser o mais autêntico possível nas suas relações com os outros, aceitando seus sentimentos e ações de forma genuína. Ser real. honesto, transparente.

Consideração positiva incondicional é a prática de mostrar aceitação e cordialidade sem julgamentos, ou seja, aceitar o outro e considerar seus sentimentos e opiniões. Não quer dizer concordar, mas  respeitar.

A Psicologia Humanista é um ramo da Psicologia em geral. É considerada a terceira força da psicologia, sendo as duas primeiras a psicanálise e o behaviorismo. Ela enfatiza a natureza do ser humano criativo, o ser espontâneo, e busca ressaltar a qualidade especial efetiva e consciente das pessoas. Para os humanistas a visão Freudiana era pessimista, fatalista e excessivamente centrada no lado negro do homem
A psicologia humanista tem como principal característica  considerar o ser humano em sua totalidade. Há múltiplos fatores  envolvidos na saúde mental, mas todos eles convergem e estão interligados: as emoções, o corpo, os sentimentos, o comportamento, os sentimentos, e os pensamentos. Foca na maneira como o comportamento de uma  pessoa se relaciona com seus sentimentos íntimos, e como os mesmos afetam sua imagem A maior contribuição é a da experiência consciente, a crença na interação entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbítrio, espontaneidade e poder criativo do indivíduo.
Carl Rogers acreditava que todas as pessoas possuem o que é conhecido como uma tendência atualizante, ou seja, uma necessidade inata de se esforçar para se tornar seu melhor EU. 

Os 5 princípios fundamentais do Humanismo são:

1- As pessoas são mais que a soma de suas partes;
2- Para entender as pessoas, você  deve olhar para elas dentro de seu contexto humano, bem como seu lugar no universo; 
3- Os seres humanos  são  conscientes desta consciência;
4- Todos têm  livre arbítrio, e são capazes de fazer suas escolhas, mas com essas escolhas vêm grandes responsabilidades;
5- Os seres humanos procuram as coisas intencionalmente e visam deixar sua marca no mundo, estabelecendo metas, expressando criatividade, e buscando o significado. Acreditava que as pessoas são basicamente boas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.