quinta-feira, 11 de março de 2021

Divagando sobre nossas diferentes idades!




"Qual seria sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?" Confucio


Hoje, não sei porquê, me vi pensando em nossas diferentes idades. Geralmente, contrastam nossa idade cronológica, com a  biológica. A primeira é incontestável, e é a que nos identifica, habilita ou incapacita nas etapas de nossa vida para diferentes atos, ou funções.  Já a biológica é responsável por nossa aparência, força física, intelectual, e  por comentários, que recebemos ou fazemos, tipo:  "Estás ótima! Parece muito mais jovem"; "É mesmo? Quem diria?" Alguns verdadeiros, outros, não tanto. 
 Há, para muitos, uma preocupação excessiva com o parecer jovem fisicamente, com a opinião dos demais. Creio que poucos se preocupam com nossa idade psicológica. Sim, para mim, esta 3a idade, é a mais importante, e  tem a ver com nossa forma de pensar, e viver. Talvez seja nossa idade espiritual.
 Hoje, aos 74 anos,  fisicamente,  me sinto com se tivesse, ainda, nos meus 50. Graças às caminhadas, que, hoje, faço diariamente, yoga, "‘mindfulness’, uma alimentação saudável, sem o fumo, que, estupidamente, fez parte de minha vida por muitas décadas, tenho disposição e agilidade. Vivi por muito tempo uma rotina de trabalho extenuante, no piloto automático, sem apreciar cada momento, e sem cuidar de meu físico ou espírito.
 Ah, minha 3a idade, a espiritual, psicológica, esta é varável. Há dias que me sinto uma criança, deslumbrada por um por do sol, uma flor, uma gaivota comendo um peixinho à beira-mar, admirando os passarinhos e lagartos  no meu jardim; outras, uma adolescente cheia de sonhos, planos de viagens, cursos; e outras, ainda, uma velha presa ao passado; de como poderia ou deveria ter agido, em circunstâncias diversas, triste pelas escolhas/atitudes erradas, ou equivocadas. Estas diferentes sensações  podem ocorrer em um mesmo dia, semana, mês. De repente, um acontecimento inesperado te leva para uma destas diferentes fases...
Hoje, graças a Deus,  sou extremamente grata pela fase de vida, que estou  vivendo. Tenho tempo e capacidade para PARAR, ANALISAR E REPENSAR, e principalmente buscar um agir mais consciente e focado.
 Considero que usualmente, minha idade psicológica atual é de um adulto maduro, consciente, que está em busca de aperfeiçoamento contínuo e cuja ambição, hoje, é de fazer  o melhor que eu possa no resto de meus dias, deixando para meus filhos, netas um legado de fé, coragem,  determinação, e defesa da justiça. Que me lembrem mais por dar muito amor,  defender meus ideais, e crenças, com coragem e audácia,  do que pelos meus erros e desacertos, que sei, foram muitos. Não tenho mais ambições de adquirir este ou aquele bem, sei que tudo que temos são posses temporárias, mas desejo, ainda, aprender tudo que me leve a entender  melhor a vida, a mim mesma, e  os demais, e também  que me ajude a progredir, como pessoa.
 Claro, se possível, desejo ainda conhecer outros lugares. O viajar  renova, e  nos transforma em nossa melhor versão.

“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.”WILLIAM SHAKESPEARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.