quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Vida ou Morte ?

 



Somos solares, luminosos, otimistas,  buscando o bem e direcionados a buscar nosso progresso, a nos tornarmos melhores, superando nossas falhas, e auxiliando os outros em suas caminhadas?  ou somos mais densos, pessimistas, vendo sempre o lado negro de tudo, nos boicotando, escolhendo o que nos traz prejuízo? Ou será que alternamos comportamentos? O que é preponderante  em nós?  

A perspectiva psicoanalítica enfatiza as forças ocultas dos níveis inconscientes de nossa psiquê que se originam nos anos iniciais de nosso desenvolvimento.  Teoria desenvolvida por Sigmund Freud, médico neurologista, psiquiatra, de origem judaica, nascido em  06 de maio de 1856 em Priibor,Tchequia,  que na época pertencia a Áustria. 



Foi o criador da Psicoanálise. Iniciou seus estudos pela histeria e elaborou a tese que a mesma era psicológica e não orgânica. Esta tese serviu de base para  outros conceitos, como o do inconsciente. Ele acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária. Sua obra  fez surgir uma nova compreensão do ser humano, como um animal dotado de razão imperfeita e influenciado por desejos e sentimentos.  Partia do pressuposto de que quando entendemos nossa mente inconsciente, incluindo nossas crenças, hábitos, necessidades e motivações podemos ajudar outros a fazer mudanças em suas percepções da realidade.

 Partindo deste pressuposto os seres humanos são pecadores por natureza. De acordo com a Teoria da Pulsões de Freud, operamos ou a partir de nosso instinto de Vida "Eros"  ou de Morte "Thanatos", e estamos conscientes ou inconscientes, deste fato.

 

Quando operamos a partir de  nosso Eros (instinto vital) ,  estamos plenos de vida, lidamos com a sobrevivência básica, prazer e nossos  instintos de preservação e reprodução, algumas vezes chamados de sexuais, que também incluem a sede, a fome, assim como evitar a dor. A energia criada pelo instinto da vida é conhecida como libido. Os comportamentos associados ao instinto da vida incluem amor, cooperação e outras ações pró- sociais.  

Quando somos guiados pelo  instinto de morte/pecado, "Thanatos" somos auto centrados, e nosso comportamento é destruidor. Vivemos  presos a eventos passados. Este instinto foi inicialmente descrito por Freud em seu livro "Beyond The Pleasure Principle". Fala que as pessoas experimentam Thanatos após um evento traumático, e que temos um desejo inconsciente de morrer. Comportamentos autodestrutivos são criados pela expressão do instinto da morte. Quando esta energia é direcionada aos outros é expressa como agressão e violência.

Além de estudar  os sonhos, o papel de identificação na família  através dos complexos de  Édipo e Electra,  distinguiu 3 tipos de consciência, com seu modelo Iceberg



Mente consciente> pensamentos, percepções, suposições

Mente subconsciente> onde arquivamos informações/conhecimento, medos, moralidades

Mente inconsciente> fundação invisível, nos direciona, mas não temos consciência: necessidades egoístas, crenças irracionais, motivos violentos e experiências vergonhosas

Vivemos, sempre uma batalha entre VIDA E MORTE, e fazendo escolhas que trazem mais vida ou mais morte. 

Podemos entender esta ideia em um nível consciente, mas leva tempo até sermos capazes de utilizar nosso conhecimento empírico de maneira a mudar nosso comportamento; envolve tempo, análise e determinação. Julgamos outras pessoas pelo que dizem ou fazem, mas queremos ser entendidos por nossas intenções. Temos que  buscar entender as intenções que geram as ações e reações, nossas, e dos demais.   Fazemos escolhas, por vezes, de forma inconsciente, que revisitam nosso lado sombrio. Esta é nossa jornada de vida. Identificar o que jaz em nosso subconsciente, que  nos direciona, e nos faz ter reações, e atitudes equivocadas, aprender a domar nossos impulsos, identificar sua origem, e melhor direcionar nossas atitudes.

 Quando somos capazes de identificar nosso lado sombrio, destruidor, trazendo a tona os pensamentos e ideias negativos, tornamos consciente tudo que nos puxa para baixo, nos retém e impede  nosso desenvolvimento,  temos, então, as armas para trabalhar nosso progresso pessoal, e espiritual, e somos, finalmente, capazes de desenvolver nosso lado Vida, florescendo como pessoas.

Viva a VIda !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.