sábado, 24 de outubro de 2020

Nossas escolhas !

 


A vida é vivida de dentro para fora, e não de fora para dentro. O único que temos controle na vida são nossas escolhas;  e como escolhemos responder às situações.
Nosso bem-estar emocional e mental  não é o resultado do que  ocorre no mundo externo, mas sim das escolhas que fazemos, a cada minuto. Muitos criam problemas, em suas vidas, porque ficam incomodados com a calma, com o silêncio, que os forçam a refletir e ter autoconsciência. Isto significa que não querem lidar com os problemas ou assumir responsabilidade por eles, e acabam por desenvolver estratégias de  evitação. 

Os problemas só nos podem ser úteis se os encararmos, aprendendo com eles. Tudo se resume a como respondemos ao que nos atinge. 

É necessário  desenvolver uma atitude  "mindful", com consciência dos  valores, que guiam nossas escolhas. Uma pessoa madura, consciente, deve  cultivar as seguintes atitudes, posicionamentos, e características, que denotam maturidade e caráter:



Assumir Responsabilidade  X Delegar Responsabilidade

 Quando praticamos "Mindfulness", nos damos conta que somos seres imperfeitos, de muitas formas, e esta verdade nos fortalece.  Ao reconheceremos nossos defeitos, imperfeições, pelas quais não somos responsáveis, podemos, sim, ao tomar consciência, assumir responsabilidade, e buscar melhorar, respondendo às situações de forma distinta,  e parando  de culpar os outros, e o mundo, pelos nossos problemas, em um processo de vitimização.  
 A forma como respondemos e lidamos com  as dificuldades é determinante. 
Quando tomamos consciência da quantidade de escolhas, que temos, e como decidimos responder às circunstâncias; ou  assumimos responsabilidade por nossas escolhas, ou passamos  as mesmas para outros. Não podemos delegar o que nos cabe. Temos que assumir o controle, e responder por nossos atos.

 Para refletir:

1. Você  naturalmente assume responsabilidade por seus atos?
2. Você tende a assumir responsabilidade por outros?
3. O que mudaria em sua vida se não assumisse responsabilidades que não são suas?

Humildade X Arrogância e Orgulho


Somos humildes quando assumimos a parte que nos toca de responsabilidade pelos erros e falhas  cometidas, em uma determinada situação. Me reconheço como imperfeito, busco o perdão, a conciliação.

O orgulho e a arrogância são as armas dos tolos e inseguros, que se acham, sempre, certos.

Para refletir:

1. Já ocorreu de você não assumir responsabilidade pelo papel que exerceu em determinada situação e pelo resultado que se seguiu? 
2. Como o resultado teria sido distinto se você tivesse assumido sua responsabilidade?
3. 
Como sua vida seria distinta se você assumisse responsabilidade por suas imperfeições?

Buscador da Verdade  X Promotor de Opiniões

Pessoas maduras estão, sempre, em busca da verdade. Não debatem opiniões, buscam descobrir o que é real.  A verdade, entretanto, nem sempre é  confortável. É sempre mais fácil nos basearmos nas opiniões de outros, do que encarar a realidade, e descobrir o que é verdadeiro. Opiniões  nem sempre tem suporte  real, podem estar  baseadas em mentiras ou  falsos pressupostos. Há que buscar o que é real, verdadeiro.

Para refletir:

1. Sendo honesto com você mesmo, quantos de seus contatos  pessoais, sociais e profissionais são baseados em verdade?

2. Como a qualidade de seus relacionamentos mudaria se você escolhesse ser verdadeiro e transparente?

Promotor de União X Promotor de Desunião



 Um promotor de união não é guiado por preconceitos, sejam de raça, sexo, orientação religiosa, política. Não coloca rótulos. Escuta atentamente, não emite julgamentos, tem consciência que somos seres distintos, imperfeitos, portanto, sujeitos a falhas e erros. Busca a conciliação, o entendimento. É empático.
O promotor de desunião tem ideias pré-concebidas, é rígido em seu pensar, coloca rótulos; é crítico feroz, apontando falhas, erros e julgando os demais.
Para refletir:
Identifique quais os sentimentos que você tem, em relação às palavras abaixo, sem pensar, o que a palavra desperta em você:

Palavra                                                                              Sentimento

Bixa

muçulmano

lésbia

católico

evangélico

mãe

pai

pedófilo

terrorista

homossexual

transsexual

travesto

filhos

irmãos

Decisão  X Procrastinação



Quando você procrastina, geralmente, tem medo de decidir, deixa sempre para depois. O decidir, sempre implica, em perdermos algo, em fazermos escolhas. Ao deixarmos para depois estamos tentando evitar a tomada de decisão. Não queremos renunciar a algo. Não é  positiva a paralisação, ou o adiamento de decisões. Geralmente adiamos tarefas complexas,  ou decisões difíceis, com medo de não sermos capazes, ou das consequências. Muitas vezes já vivenciamos algo semelhante e  receamos resultados parecidos. Precisamos ter consciência do que nos bloqueia /impede a tomada de decisão. 

Para refletir

É fácil ou difícil para você a tomada de decisão? O que mais lhe bloqueia?

Fé Ativa ou Dúvida Cautelosa

Quando você decide é porque tem fé, acredita que vai conseguir, que terá sucesso em sua empreitada porque usou seu julgamento; não fica duvidando de sua capacidade ou criando o pior cenário possível. Não baseia sua decisão na opinião dos demais, no que podem pensar. Segue sua intuição e acredita em resultados positivos.

Para Refletir
 
Até que ponto  você segue seus sonhos, e acredita neles, ou o medo lhe paralisa?

Desejo de Crescimento x Desejo de Prazer

O prazer é sempre temporário e nos deixa insatisfeitos.  Quando buscamos incessantemente coisas, bens pessoais,  satisfação de nosso ego, e estamos sempre em busca de mais, nos tornamos eternamente infelizes já que a satisfação é sempre momentânea.
,O crescimento é permanente, mas chega somente  quando assumimos  consciência de nós mesmos,  e responsabilidade total  por nossas experiências, e pelas consequências de nossas decisões.

Para refletir

 Pense em uma situação onde você escolheu o prazer momentâneo. Qual foi o resultado desta experiência?

Mansidão Aplicada X Auto-Promoção



Quando as pessoas colocam máscaras e pretendem ser quem não são, tentando  aparentar serem melhores que são, compensando áreas, nas quais são falhas, estão se auto promovendo;  ao passo que mansidão é a força sob controle. Você é seguro de si mesmo, não precisa provar nada, tem segurança e calma para não entrar em confrontos desnecessários. 

Para refletir

Você já tentou, em alguma ocasião compensar por uma falha se auto promovendo? 

Podemos dizer que  somos praticantes de "mindfulness", quando  buscamos nosso desenvolvimento pessoal, conscientes da responsabilidade que temos por nossos atos e suas consequências; somos humildes na busca da verdade, promovendo união, e tomamos decisões com fé e desejo de crescimento; tudo, sempre, com mansidão e gentileza, e com base sólida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.