terça-feira, 15 de setembro de 2020

Quais os pilares de bons relacionamentos?


Quando os relacionamentos humanos vão bem, eles são o que há de mais valioso, significativo e satisfatório. Relacionamentos saudáveis são essenciais para nosso bem-estar. Quando temos bons relacionamentos, conseguimos:
   Paz, Esperança e Alegria
Quais são, entretanto, os elementos necessários para construirmos  uma relação forte, equilibrada?
Quando não estamos conscientes desta questão pode ser difícil reconhecer quando as práticas relacionais estão construindo um relacionamento, ou o destruindo.  É similar a uma casa que requer que a base seja sólida, ou pode ficar insegura, não saudável, e vulnerável a desastres. Como com qualquer construção, o tamanho do edifício, depende de seus alicerces.
Os alicerces de um relacionamento dependem de um acordo entre as partes  envolvidas de praticarem amor, respeito e aceitação incondicional. Este amor incondicional é difícil para muitos, hoje, onde a disposição de dar, é geralmente  influenciada por quanto estão esperando ganhar. Somente com aceitação incondicional, as pessoas podem ser o que são, sem medo de julgamento, rejeição, manipulação e controle.  A base de sustentação  precisa ser confiança, ao longo do tempo. Primeiro, entretanto você tem que se aceitar, para, então poder aceitar o outro.

Os 7 pilares de um  relacionamento saudável são:


1-  AMOR

 O pilar do amor é incondicional, por natureza. O amor  despreza imperfeições, e aceita a outra pessoa a despeito de hábitos, e comportamentos. O amor reconhece que ninguém é perfeito, e se importa com todas as outras partes da outra pessoa. Amor não é um sentimento, mas uma escolha. Amar incondicionalmente pode ser uma das escolhas mais difíceis que podemos fazer, como humanos, especialmente, quando não queremos amar.
 Amor e dedicação caminham lado a lado.

2-  Honra

Honra é um termo comumente mal-empregado, principalmente em casamentos. Muitos consideram honra como algo a ser esperado. HONRA está mais  em dar do que em receber. Eu posso não gostar ou respeitar as ações, atitudes, ou comportamento de outra pessoa, mas eu ainda posso  honrar esta pessoa, através da maneira  pela qual me comporto publicamente. Honrar alguém não é o mesmo que respeitar. É possível honrar, sem ter respeito. Respeito é ganho ao longo do tempo. Honrar tem a ver em como minhas escolhas de vida, honram a outra pessoa.  Honrar é devolver a alguém o que esta pessoa tem por direito, por sua posição, cargo, etc; respeito, conquistado ao longo do tempo; honrar é reconhecer o direito do outro.

3- Auto-Controle

O  pilar do auto-controle é central  para a  maturidade de caráter. Significa que você pode estabelecer objetivos, e colocar o esforço necessário para os colocar em ação. Às vezes, o melhor exercício de auto-controle é escolher  amar alguém, mesmo quando sentimos que não amamos mais. Amar é a escolha aplicada através de auto-controle. O auto-controle caminha paralelo com maturidade e responsabilidade, e remove nossa opção de culpar outras pessoas, por nossas escolhas. Em qualquer relacionamento, quando duas pessoas, consistentemente, demonstram que podem controlar suas emoções, e comportamentos, eles vêm seu relacionamento florescer, e provam que são dignos de confiança. 

4- Responsabilidade

Responsabilidade significa  a habilidade de responder. Um indivíduo responsável é aquele que age por sua conta, sem a interferência de outros, cumpre suas obrigações, em qualquer situação. A responsabilidade pessoal é um sinal de bom caráter. É a disposição de enfrentar as circunstâncias, seja quais forem, e fazer escolhas sábias e congruentes, com quem você é. Não fugir de problemas, desafios ou relacionamento difíceis.

5- Verdade

  Pessoas maduras são dedicadas a verdade. Sabem a diferença entre crenças, sentimentos, opiniões, e a verdade. Os imaturos não gostam da verdade, pois expõe sua imaturidade. Confiança é estabelecida ao fazermos escolhas sábias e responsáveis, e é conquistada com o tempo, e o sempre dizer a verdade, mesmo que seja difícil. Nem sempre as pessoas gostam da verdade, mas sempre a respeitam, pois, sabem onde estão. Toda vez que eu digo a verdade, eu dou informação para que o outro decida se deseja ou não permanecer comigo. Praticar a verdade é algo assustador, e que nos deixa vulneráveis, mas é crucial para construir um relacionamento, que valha a pena manter.

6- Fé

O pilar da fé é ereto quando duas pessoas demonstram, consistentemente, que  estão determinadas a serem honestas, e a dizer a verdade.  O medo se origina de uma expectativa de que o pior cenário possível ocorra, e a fé se origina da esperança do melhor cenário. O resultado da fé em um relacionamento é que ambas as pessoas podem ser elas mesmas (100% honestas) ao perseguirem seus objetivos. A fé no outro, cresce, somente, quando experimentamos aceitação incondicional, amor, verdade, honestidade e honra.

7- Visão

As pessoas sábias estabelecem hábitos diários, e relacionamentos que reforçam sua visão de futuro, e as fazem lembrar de quem são. Quando duas pessoas constroem um pilar de visão, em um relacionamento, elas compartilham o conhecimento que têm uma da outra sobre suas paixões, identidades e chamadas de futuro. Em uma visão compartilhada, a confiança, e a verdade se tornam ainda mais críticas no relacionamento
Sem confiança e honestidade, uma visão não será nada. A visão compartilhada promove responsabilidade mútua de forma que quando os desafios e dificuldades surgem (como inevitavelmente ocorre) o pilar da visão, reforça a conexão, e a protege de ser esquecida ou equivocadamente negligenciada.

Você deseja uma relação mais profunda com outras pessoas? Queres relacionamentos que tragam maior abundância, para você e os outros? Se você deseja isto, então, persiga estes 7 pilares com toda sua força e dedicação.

Examine sua atitude em relação a estas sete áreas, e se pergunte:

1. Meu parceiro (a) pode ser ele(a) mesmo(a) quando está comigo?
2. Eu me conduzo de forma a honrar outras pessoas?
3. Digo aos outros o que vai em meu coração?
4. Respondo com maturidade em situações complicadas, ou reajo culpando os demais por minha atitude, e comportamento?

Lembre-se que ninguém pode controlar suas escolhas, a não ser, você mesmo; que ninguém vai manter sua honra, seu auto-controle, responsabilidade, gerenciar sua verdade,  e executar sua visão, e fé, exceto  você mesmo. 

Você pode decidir e ficar, sempre, no comando de sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.