quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Qual a Origem do Sofrimento?

Conforme os ensinamentos budistas, a vida é feita de sofrimento, e só conseguimos lidar, e escapar deste, através do domínio de nossa mente. Temos que desenvolver, ou seja, atenção plena, sabendo focar,  reconhecer nossos sentimentos, dor, e dirigir nossa atenção ao que realmente importa. 

"Mindfulness" tem sua base nestes ensinamentos.
O objetivo é desenvolver  a consciência do fato, não da ficção, nos trazer para a realidade, de forma que possamos reconhecer e identificar nossos sentimentos, e  assumir o controle de nossas condutas.

Buda criou o Dhammapada, livro escrito por ele em 423, com seus ensinamentos. O livro foi considerado a expressão mais sucinta do Caminho do Dharma, que é a Lei, o Caminho da Justiça.

De acordo com  Buda,   há 4 verdades nobres, que englobam a essência de seus ensinamentos:

1.  DUKKAH 

 Sofrimento. Conforme Buda toda existência é de sofrimento. Desde o nascimento, e a origem/causa, são nossos anseios/expectativas. Estamos sempre insatisfeitos. Nossa vida é uma luta constante, e não encontramos felicidade duradora, satisfação, em nada que experimentamos. Tudo é sempre transitório, e logo  criamos/temos outras necessidades. 

Este é o problema da existência. 

Os 3 vilões, conforme a primeira jornada de Buda, fora do palácio, são: a velhice, a doença, e a morte.

Para Buda  a vida não é ideal, e fica, sempre, aquém de nossas expectativas. 
O ser humano é sujeito a desejos, ânsias, mas mesmo quando consegue satisfazer seus desejos, a satisfação é temporária. Até mesmo quando não está sofrendo por causas externas (doenças, luto) não está completo, satisfeito. 
Esta é a verdade do sofrimento. Alguns podem considerar esta visão pessimista. Os budistas não a consideram pessimista ou otimista, mas sim, realista.  

Os ensinamentos de Buda não terminam com o sofrimento, mas nos ensinam o que podemos fazer a respeito, e como lidar com nossos anseios e expectativas.

2. TANHÃ (sânscrito) Sede, desejo de prazer.

A tendência do ser humano é de pôr a  culpa de suas dificuldades em causas externas, independentes de si mesmo. Buda diz que a raiz é a própria mente, especialmente  a tendência de se agarrar às coisas ou se desligar, se separar  delas. O apego, e a dificuldade em lidar com a mudança constante, se desligar, nos coloca em dificuldade de viver. 
Nesta 2.ª verdade, Buda afirma ter encontrado as causas do sofrimento humano.

 Há 3 raízes, deste sofrimento, que criam o Tanhã:

* Ganância e desejo: representado por um galo. 
                                         



*





 Ignorância ou ilusão: representado por um porco
                                            








* Ódio e Impulsos Destrutivos: representado por uma cobra

                                                            









O término de Dukkah ocorre com a cessação dos anseios, ilusões, ódios reprimidos. Somos a causa de nossas dificuldades, e também a solução. Não podemos mudar as coisas que nos acontecem, mas podemos mudar nossa resposta aos acontecimentos, circunstâncias, e situações, que enfrentamos. A forma de extinguir o desejo que causa o sofrimento é conseguirmos nos liberar de nosso apego.

A possibilidade de liberação, e cessação do sofrimento é a 3.ª verdade. 

3. POSSIBILIDADE DE LIBERAÇÃO

 Para cessar o apego,  e desenvolver uma mente refletiva, temos que  abandonar as ilusões, e identificar a natureza, origem de nosso sofrimento, nos livrando da ditadura do ego. 

Só conseguimos obter  a visão das causas de nosso sofrimento através da reflexão, não de crenças. Quando realmente contemplamos e refletimos, nos damos conta da possibilidade de nos desligarmos de nossos apegos, e cessar o sofrimento. Precisamos desenvolver uma mente aberta, receptiva aos ensinamentos. Crenças cegas não são aconselháveis ou esperadas de ninguém. Nosso estado mental  alerta é o caminho para sair do sofrimento. Não é a mente que tem ideias fixas, preconceitos, e pensa que sabe tudo, ou que aceita tudo que lhe dizem/ lê ou escuta que vai conseguir se libertar da tirania do ego, e sim a  que está aberta às 4 Verdades Nobres, e que reflete sobre o que descortina nelas.

Raramente conseguimos não sofrer porque é necessário estar desejoso de investigar, e ir além do  bruto, do óbvio. Temos que analisar nossas reações, estar dispostos a investigar nossos apegos, e o que eles representam Quando conseguimos uma meditação profunda, o subconsciente chega ao consciente, e conseguimos enxergar o que nos prende, quais são as amarras.

4. O CAMINHO ÓCTUPLO 

Apesar de Buda colocar a responsabilidade de mudança no indivíduo, ensinou um conjunto de princípios, também chamado de Caminho do Meio, ou Nobre para conseguirmos uma vida livre de Dukkah.


                 

Os 8 estágios não precisam ser seguidos, necessariamente, em ordem, pois todos dão suporte, e reforçam um ao outro, podendo ser agrupados em:

SABEDORIA:  correto entendimento e intenção

CONDUTA ÉTICA: fala, ação e vida corretas

MEDITAÇÃO: esforço, atenção e concentração corretas.

Estes estágios formam o Caminho da Iluminação, e são como uma jangada para cruzar um rio. Quando tivermos atingido a margem oposta, esta não é mais necessária, e pode ser deixada para trás.

‘MINDFULNESS’  é a ferramenta útil para atingir este objetivo. Abandonar o sofrimento, as carências, o apego, os anseios, focar no que realmente importa, no momento. 

Viver o hoje em sua plenitude. 


Para refletir:

Você consegue identificar a origem de seu sofrimento? 

Você se apega demais as coisas, lugares, situações?

Como você lida com as perdas naturais, mudanças em sua vida?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.