quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Fofocas !


Li, hoje,  no Instagram uma postagem da Xuxa, que me impressionou muito.  Ela fala  sobre as diferentes fases de sua vida, e como, sempre, foi vítima de fofocas, e juízos de valor, equivocados, a seu respeito. A cada fase, uma nova estória era criada. Foi rotulada de várias formas. É impressionante com que leviandade se brinca com a vida do outro, formando conceitos, e emitindo julgamentos; na, maioria das vezes, sem uma base confiável. Mesmo quando a fonte é segura, e a informação correta, como é possível emitir juízos de valor sobre as ações dos demais?  
Há pessoas que  falam como se fossem perfeitas, deuses para julgar o próximo. Você não precisa ser famoso para ser vítima de julgamentos. Estamos, todos, sempre, sendo observados, rotulados, e fazendo o mesmo com os demais. Lembro quando me separei e uma amiga me questionou:  "Nossa, eu acreditava que vocês eram um casal perfeito, super harmonioso." Tão longe da realidade!
Conseguimos os dois extremos. Olhar nas redes sociais, e mídia em geral, e julgar que a vida de determinada pessoa é perfeita, glamorosa,  invejar os feitos;  ou ir ao extremo oposto criticando, e invalidando qualquer ponto que possa ser positivo, e taxando a pessoa de uma determinada maneira. Só uma mente estreita não olha para as pessoas ou acontecimentos de diferentes pontos de vista.

É fácil comentar / observar, falar sobre os problemas alheios, e a vida dos outros. Fofocar é usual em diferentes rodas, e há sempre a do dia. Que danoso isto é! 
Em muitos casos, toma proporções absurdas, impactando a vida das pessoas de forma inimaginável. 
O que vemos nos outros, geralmente depende do que queremos ver. Raramente vemos as pessoas como elas são, mas mais como fomos condicionados  a ver. Quando dizemos o que vemos no outro, somente expomos nossa própria percepção e visão do mundo.
 Por que é tão fácil julgar o outro, condenar, sem saber sua história? Será que lá, bem, no fundo, não nos sentimos melhores do que somos ao diminuir o tamanho e estatura de alguém? Somos assim tão rápidos na identificação de nossos problemas, nossas deficiências?

Atualmente, com a radicalização de posições políticas, grupos antagônicos postam, diariamente ofensas verbais, onde personagens de nossa política são ridicularizados, ofendidos, desmoralizadosEsquecemos que somos seres humanos, falíveis, imperfeitos, passíveis de erros, e equívocos. Entretanto, o que preocupa mais, é a total falta de empatia, de compaixão. Para se dar bem, aparecer, conquistar seu eleitorado é necessário destruir, rebaixar  o outro.  
Seria maravilhoso assistir um debate 100% correto, onde os candidatos defendessem suas ideias, seus planos de ação, com respeito,  sem tentar  desmoralizar ou trazer os podres do outro à tona. Utopia? Espero que um dia consigamos atingir um nível mais elevado de discussão, e deixar os juízos de valor a quem de direito.
Deveríamos usar mais as 3 peneiras, de Sócrates.

Creio que se utilizarmos as peneiras criteriosamente, poderemos construir relações mais saudáveis, éticas e responsáveis e garantir com isto  uma sociedade melhor, e mais humana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.