domingo, 16 de agosto de 2020

Estados da mente. Qual domina seu agir?



 

A mente humana pode ser nosso maior aliado, ou o mais temido inimigo, se não a entendermos por completo,  se não a soubermos manejar, reconhecer como trabalha, e qual de seus estados tem maior predominância, em nossas ações.
Somente identificando que estado domina nossas ações, poderemos  dar o primeiro  passo para conseguir melhor lidar, manejar com ela, e, se possível, dominá-la.

A mente humana tem 3 estados: 
A Mente Racional, A Mente Sábia, e a Mente Emocional





Todos possuímos cada um destes estados, mas a maioria das pessoas, opera de um estado específico, a maior parte de tempo. 

Você sabe qual é o estado dominante em seu agir?


A MENTE RACIONAL

Um indivíduo usa a parte racional de sua mente quando lida com situações, intelectualmente, usando a razão, o raciocínio. Geralmente, planeja suas ações, e toma decisões, baseadas, em fatos. A mente racional fundamenta-se em dados, informações, fatos, algumas vezes, em detrimento da produtividade, e efetividade. Pode, em ocasiões, ficar preso em opiniões, ou debates. Geralmente, não se compromete, e gosta de regras. Racionaliza tudo.

A MENTE EMOCIONAL

A mente emocional é usada quando os sentimentos controlam os pensamentos, e o comportamento do indivíduo. Age impulsivamente, com pouca consideração pelas consequências. Pensa após agir. Não trabalha, necessariamente, com fatos, mas com o que acredita que a verdade possa ser. A mente emocional tem uma resposta mais rápida que a racional, mas é, por vezes, trapalhona, pois entra em ação, sem pensar, excluindo, por completo a razão, a reflexão. Depois de agir, pensa: "Mas por, que diabos, fui fazer isto?"



Temos uma mente que pensa, e outra que sente, e nem sempre, ambas estão em sintonia. A mente emocional e a racional interagem para construir a nossa vida mental. Geralmente, dizemos:
"O que nos diz a cabeça?" " O que nos diz o coração?"
Por um lado a mente racional é a nossa compreensão, entendimento, consciência sobre as coisas. Permite o nosso pensar, ponderar, e refletir sobre o mundo e as relações interpessoais. Há uma dicotomia entre o racional e o emocional. Quanto mais intenso for o sentimento, mais dominante se torna a mente emocional. Esta rapidez, nem sempre, é negativa.


A MENTE SÁBIA

A mente sábia é o equilíbrio entre o racional e o emocional. Funciona quando o indivíduo reconhece, e respeita seus sentimentos, mas pode responder, aos mesmos, de forma racional e madura. É o lugar onde a mente racional e emocional se sobrepõem. Quando este estado está ativo a pessoa sabe exatamente o que tem que fazer, sabe a verdade, tem certeza do que quer.


De alguma forma, é a habilidade de CONSCIÊNCIA PLENA "MINDFULNESS", sendo colocada em prática, e em prova, Mente Sábia é a que sintetiza a observação,  que faz análise lógica,  usa experiências e intuição. 

Sempre devemos nos perguntar: "O que sua mente sábia está lhe dizendo?" A partir desta reposta, decidir como agir.

 UMA MENTE SÁBIA  RECONHECE O MOMENTO DE SILENCIAR E OBSERVAR

 TREINE SUA MENTE. Faça Meditação. Mindfulness. Foque nos objetivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.