domingo, 12 de julho de 2020

Stress? O que fazer?


                                    

  Palavra que em Inglês significa pressão, voltagem, tensão, esforço, e em  uma  definição de dicionário, mais ampla, a soma das respostas físicas e mentais, causadas por determinados estímulos, que exigem que o indivíduo supere determinadas exigências, do meio ambiente, e o desgaste físico e mental oriundo disto. O termo foi tomado da física, onde designa  a tensão e o desgaste a que os materiais  sofrem. Foi utilizado, pela primeira vez, pelo médico Hans Selye na revista Nature, 1936.
  
  No mundo moderno, quando as  demandas e pressões se tornaram múltiplas,  é necessário, muitas vezes,  encarar inúmeros desafios e exigências, a palavra Stress passou a fazer parte de  nosso  vocabulário  usual, e, lamentavelmente, de nossa vida e rotina.
Há  muita demanda por eficiência, com  muita competição, e deadlines( datas-limite) que causam muita ansiedade, além de muitos estímulos que te levam a crer que determinada coisa é essencial; mundo consumista, de aparências, e de superficialidades.

  Hoje, julho de 2020, em meio a esta pandemia,  as tensões assumiram contornos, ainda mais graves, pois há fatores múltiplos, contribuindo para desestabilizar, criar insegurança, medo e consequentemente, nos estressar. Independentemente de idade, raça, credo, nível social, profissional; globalmente, estamos sendo afetados por mudanças radicais, tendo que encarar muita insegurança, e medo; fatores que, individualmente, são geradores de stress.
 
   Dependendo da personalidade de cada um, isto  terá um peso maior ou menor, mas em alguns
 casos leva à  muita ansiedade, problemas cardíacos, depressão etc.
  Temos que manter clara a ideia de que não somos perfeitos, que os outros também não o são, e que ninguém consegue fazer tudo certo, o tempo todo. Sempre há algo de errado.  Não temos controle sobre fatores externos a nós. Estas noções já aliviam a busca de perfeição.
Uma mudança de perspectiva, faz toda a diferença.

                                

Há muito estresse em sua vida? Como você lida? O que você faz?

De acordo com CBT, ou seja a Terapia Cognitiva Comportamental e Gerard Egan, autor do livro
 "The Skilled Helper", há 3 passos fundamentais:

1EXPLORAÇÃO:  Explore o problema. O que está ocorrendo?
   Identifique a história, como começou, quais são os preconceitos, distorções.  Fale sobre suas emoções. O que está afligido?
Qual foi o acontecimento que detonou o problema? Que crença  você construiu sobre isto? Assuma o controle. Qual a forma positiva para olhar para o acontecimento? Qual a forma ruim? É necessário estar consciente do problema; estar presente, no momento,  verificar qual a mensagem que o stress está mandando. O que estou sentindo, e o que quero fazer a respeito.

2-  DESAFIO: Estabelecer objetivos é prioritário, neste momento; Procure descobrir o que você quer.   Qual o alvo? Como você se define, qual sua visão de vida;

3-PLANEJAMENTO:  O que precisa ser feito? Depende de quem? É urgente? Quando deverá  ser feito?
Talvez, ter em mente que, muitas vezes, reagimos à nossa percepção da realidade, e não à própria realidade.Temos que ter coragem de encarar nossos medos; estamos onde precisamos estar; aceitar os outros como são, e não como gostaríamos que fossem; aceitar as coisas como são; e seguir em frente até chegarmos lá, no nosso objetivo. 

A coragem verdadeira é encaramos nossos medos.

Temos que ter tempo para nós. Fazer o que nos dá prazer, praticar nosso esporte, atividade favorita, e se possível, meditar, com atenção plena, Mindfulness.
Meditação:  Comece o dia com uma intenção. Foque no problema que precisa ser resolvido. Sente-se confortavelmente; Comece a respirar inalando e exalando profundamente. Inale em 4 segundos; segure a respiração por 4 segundos, e exale em 4 segundos. Faça isto diariamente, por pelo menos  5 minutos.  Coragem, e boa sorte !
 
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.