sábado, 27 de junho de 2020

Você sabe escutar?

Você já se pegou conversando com alguém, e se dando conta que a pessoa não está realmente prestando atenção ao que você está dizendo? É uma sensação bem desagradável, a de não nos sentirmos ouvidos, valorizados. Nossa impressão é de que o que estamos dizendo não  tem importância  alguma para o outro. A boa escuta é fundamental para uma comunicação de qualidade.
Você é um bom ouvinte?

De acordo com Albert Ellis, há inúmeras barreiras para uma escuta de qualidade. Para sermos ouvintes, de qualidade,  precisamos estar atentos para não sermos vítimas das seguintes barreiras:

BARREIRAS que impedem uma ESCUTA DE QUALIDADE:
OUVIR MAIS DE UMA VOZ AO MESMO TEMPO (a nossa e a da pessoa,com quem falamos). Priorizar o que estamos escutando neste mundo barulhento e agitado é difícil. Estamos, usualmente, recebendo mensagens, chamadas e notificações  tanto no trabalho ou em casa, ou caímos no péssimo hábito de ouvir mais  nossos pensamentos, ou o que já estamos pensando em dizer do que ao que está sendo dito, transformando a conversa em monólogo.
CONSIDERAR O COMUNICADOR ATRAENTE E SUPER SE CONECTAR . A atração não é somente física pode se relacionar também com o que está sendo comunicado. Nossas comunicações podem nos abrir para conexões físicas, espirituais ou químicas, com a outra pessoa. Esta super conexão pode nos cegar ao que realmente, e como algo está sendo dito. Não te acontece que quando gostas ou simpatizas com alguém aceitar ou não julgar tão severamente o que está sendo dito?
CONSIDERAR O COMUNICADOR NÃO ATRAENTE E DESCONECTAR. Este é o oposto do anterior, mas quando desgostamos de alguém, de sua aparência é difícil manter uma escuta imparcial. Precisamos procurar entender as pessoas, e aceitar suas imperfeições. Não somos perfeitos e todos necessitam ser escutados e entendidos.
SERMOS GUIADOS PELA NECESSIDADE DE ESTARMOS CERTOS. Todos nós operamos de nossa base de crenças, que construímos ao longo de nossas vidas. Quando somos guiados mais pelo nosso lado racional da mente, e somos rígidos no nosso pensar, temos dificuldade de reconhecer que pode haver alguma verdade fora do nosso reino de conhecimento. Tudo  vira "eu estou certo"; " você  errado". talvez, hoje em dia, com a polarização política, religiosa, isto está ainda mais evidente. A sabedoria consiste em procurarmos conhecer o que existe fora de nosso mundinho.
SUPER IDENTIFICAÇÃO COM UMA IDEIA AO INVÉS DE TESTAR A MESMA. Quem opera mais pelo seu lado emocional, tem a tendência de  se agarrar a conceitos, ideias, e considerar algo como a última verdade. Nosso pensar pequeno impede a busca de entendimento de ideias alternativas, rejeitando, sem procurar entender, qualquer ideia que contradiga nosso parâmetro de referência. 
Maturidade significa desenvolver visões de mundo, que nos levem a entender melhor os demais.
SIMPATIZAR COM ALGUÉM AO INVÉS DE CRIAR EMPATIA. Simpatizar é uma forma superficial de empatia. Quando estendemos nossa simpatia, com palavras de afeto e estímulo, nada fazemos pelo outro, exceto, talvez, preencher um sentimento de falta, não saudável.  Quando somos empáticos, nos colocamos no lugar do outro, tentando entender porquê a pessoa pensa ou sente de determinada forma. Tentamos ver de sua perspectiva.
PERMITIR QUE PRECONCEITOS E PREFERÊNCIAS MINEM O PROCESSO. Quando permitimos que nossos próprios preconceitos, e também nossas falsas e infundadas expectativas nos impeçam de apreciar o que realmente está sendo dito ou feito.
OUVIR AO QUE PODE ESTAR SENDO DITO E NÃO AO QUE ESTÁ SENDO DITO
Fazer deduções, inferências sem base, sem pedir que a pessoa esclareça se você ficou na dúvida.



Para reflexão/ debate:

Quais destas barreiras você costuma criar, mesmo que seja de forma inconsciente?
Quais você geralmente enfrenta? Qual lhe incomoda mais?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.