domingo, 28 de junho de 2020

Lidando com crises!

CBT, sigla em Inglês Cognitive Behavioral Therapy, foi o primeiro curso que fiz pela UDEMY com Kain Ramsey, um escocês, com uma história de vida incrível, divertido, carismático, e muito motivador, com suas histórias, e trejeitos. Excelente professor, e também escritor de alguns ótimos livros:"Dynamic Goal Setting & Life Planning","An Unconventional Approach to Personal Empowerment", e acabou de lançar " Responsibility Rebellion"
Super recomendo qualquer um dos cursos que ele administra pela Udemy.

Sempre me interessei por psicologia, e devido a minha profissão, professora, já havia estudado teorias e estilos de aprendizagem, abordagens de ensino, e motivação, em profundidade. Estudei  filósofos, psicólogos, e linguistas, tais como: Sócrates, Pavlov, Erickson, Kalnemann, Skinner, Noam Chomsky,  Jean Piaget,  Freud, Vigotsky, e  outros teóricos e linguistas, tendo feito cursos presenciais no  Brasil, e no exterior, sobre métodos e práticas de ensino.
Hoje, com mais tempo disponível, minha sede de ampliar meus conhecimentos, na área de desenvolvimento humano, aliada a minha vontade de melhorar como pessoa, me levaram a realizar  alguns outros cursos. O compartilhar, acredito, é uma forma de, não somente, sedimentar os conhecimentos adquiridos, mas, principalmente, de ajudar  para que outros se beneficiem do mesmo.

CBT foi um curso muito esclarecedor, em vários aspectos, e me levou a olhar, com mais profundidade, para mim mesma, definindo, com mais clareza, meus propósitos, nesta fase  de minha vida. 
Ao longo de minha,  posso dizer, longa, já tive a oportunidade de questionar uma série de valores, e pensamentos distorcidos, oriundos de minha criação, mas ainda havia alguns remanescentes.
Nossa mudança interior é um processo de vida, que nos exige  inconformidade com nosso estado atual, vontade de mudar, e muita persistência.
 Se tiver interesse em saber mais sobre CBT, acesse a página principal.

Abaixo, alguns conceitos básicos:
A ideia central é que nossas emoções (emocional/coração)e nossas ações(comportamento)são decorrentes de nossos pensamentos (cognição), que desencadeiam nossas emoções. Se conseguirmos controlar, mudar nossa forma de pensar, e consequentemente de agir, nossas emoções serão distintas. Podemos aprender a lidar com as crises.


Podemos atuar para mudar nossos pensamentos, e consequentemente nossas emoções. Fantástico, não? 

Parece tão simples, certo? Entretanto, é um processo complexo pois geralmente já automatizamos nossas reações. Não há um espaço de PARADA. Não damos um tempo para respirar, pensar, e  só depois reagir, Ficamos tão perdidos no emaranhado de nossos pensamentos e emoções, que não conseguimos ter a racionalidade para fazer escolhas conscientes, e fundamentadas. 
É necessário examinar quais são nossos gatilhos, policiar nossos pensamentos, e agir de forma a não sermos controlados por nossos pensamentos e/ou emoções, usando nossa razão, nossa sabedoria ou consciência ativa.

Um esquema sugerido, em Inglês é o STOPP,  um acrônimo: 
S= Stop; T= Take a Breath; O= Observe; P= Put into Perspective; P= Practice.

Fiz uma adaptação para o português, abaixo:
P=   Pare, respire, se acalme, medite;
A=  AtençãoAnalise. Observe, repense. Por que estou pensando isto?
       Posso fazer algo a   respeito?
       Há outra forma de interpretar este acontecimento?
R=   Repense. identifique os fatos. O que é fato? O que é sua opinião?
E=  Encare. Qual é a situação. Olhe de diferentes perspectivas.Poderia ver este fato de outra forma?  Qual?

Lembre que nas crises, surgem oportunidades. É enfrentando nossos problemas, que crescemos, nos adaptamos, e criamos novas formas de lidar com a situação.


Queres experimentar? Tenta na próxima vez em que estiver em uma situação tensa, de confronto, usar esta estratégia. Observe os resultados.
Deixe seus comentários, dúvidas . Este é um canal de interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.