domingo, 28 de junho de 2020

Nossas Crenças Limitantes

Crenças equivocadas/limitantes, criam nossas distorções cognitivas, e uma fala interior, negativa.
 É como se andássemos cegos pela vida, com vendas , encapsulados.




 Alguns exemplos de crenças equivocadas:

 "Não sou bom o suficiente";" Não vou ser capaz disto." "Não sou inteligente." " Se eu tomar esta atitude, o que vão pensar de mim?"  " A vida é uma luta constante. " Devo sempre agir de forma delicada, não importa como esteja me sentindo." Não sou nada, se os outros não me aprovarem." Não sou capaz de lidar com situações apavorantes ou difíceis." "Não posso deixar que os outros saibam que estou passando dificuldades." 

As falas, acima, são exemplos de pensamentos limitantes, pressupostos que construímos, ao longo de nossa infância , sobre nós mesmos, outras pessoas, o mundo em geral.
Na maioria das vezes estas crenças são equivocadas e prejudiciais, a nós e aos outros, por exemplo, quando estereotipamos um  povo, uma cultura, uma religião, uma raça. Estas noções equivocadas são,  geralmente, oriundas de nossos pais, irmãos, familiares, colegas, professores, e da sociedade, na qual fomos criados. 
Grande número de pessoas tomam estas crenças, como verdades absolutas, sem se darem conta que são somente uma forma de ver as coisas, e que não podem ser consideradas como tal..
Estes tipos de pensamentos colocam limites no nosso valor, como se  nosso valor nos fosse dado pelos demais,  ou seja, externo, fora de nós. Acreditar que meu valor depende de coisas, que eu conquisto, ou que o sucesso é tudo, nos impede de ver as qualidades e talentos que temos, independente dos resultados atingidos. Conforme nossa auto estima for se desenvolvendo, iremos conseguir reconhecer nossas qualidades e talentos, independentemente de nossas conquistas externas, tendo confiança em nós  mesmos,  sem depender ou necessitar  da aprovação dos demais. 

 Desenvolvemos este pensar torto ao longo da vida,  seja ouvindo diretamente de outros: " Meninas não se portam assim"; através de reações ao que dizemos " Você não entende nada sobre isto" ou com reações a nossa presença,  e através de críticas que recebemos. "Você é muito geniosa."
 Ouvi ao longo de minha infância,. adolescência, e até mesmo idade adulta, muitas afirmações, que rotulavam a mim, e também outras pessoas, nos colocando em caixinhas. É difícil sair delas, e nos libertarmos destas ideias e conceitos, impregnados em nós.
Estas crenças começam a funcionar como uma profecia.  Acreditamos nelas, e agimos de acordo com as mesmas e, portanto as colocamos em ação. É crucial que possamos detectar como formamos estas crenças limitantes para podermos, aos poucos,  nos reprogramar, e nos liberar desta prisão.

Exemplos de crenças e  possíveis  reprogramações.
1- Eu sou uma vítima das circunstância. Contra argumento: Eu sou responsável por mim e pelo controle de minha vida.
2- Se eu arriscar, eu vou falhar. Se eu falhar, vou ser rejeitada. Contra argumento: Eu posso falhar sem problema. Posso aprender, com meus erros.
3- A Vida é uma constante luta. Contra argumento: Sim, mas cheia de alegrias e prazeres.

 5 perguntas para  desafiar suas crenças infundadas:

1) Qual a evidência que dá sustentação a esta crença? Se eu analisar todas as minhas experiências qual episódio que pode corroborar esta crença?
2) Esta crença é sempre verdadeira para mim?
3) Esta crença abrange todo o cenário? leva em consideração os aspectos positivos e negativos?
4) Esta crença encoraja minha paz de espírito, e bem estar?
5) Eu escolhi acreditar nisto, ou se desenvolveu pela influência de minha família, amigos  durante meu crescimento?

Lembre-se que que quaisquer que tenham sido os valores destas crenças errôneas, no passado, não te servem mais pois só trazem ansiedade, aflição e insegurança.

  Exercícios de auto reflexão.  Por 5 /10 minutos, reflita e considere suas crenças limitantes atuais e quais poderiam ser os contra argumentos para desafiá-las.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.