segunda-feira, 29 de junho de 2020

Mindfulness, alguns mitos!



1- Mindefulness, não é a mesma coisa que  pensamento positivo.
 Quando praticamos Mindfulness estamos expostos a todos os estados mentais.  Pensamentos bons , maus, alegres, tristes, ansiosos, irados, etc, dependendo de nosso momento de vida.
2- Não é uma solução rápida/ cura milagrosa
Exige disciplina e tempo para desaprender os padrões de uma vida, deixar algumas expectativas de lado, ser paciente, acreditar no processo e nas atitudes a serem adotadas. Não irá fazer a dor ou o stress desaparecerem, mas se meditarmos regularmente, irá mudar a maneira como nos relacionamos com os momentos difíceis de nossa vida.
3- Não é uma religião
Apesar de ter sido fundado nas práticas budistas, alguns de seus ensinamentos centrais são oriundos da escritura hebraica, e hoje é ensinado em inúmeras, e variáveis formas seculares.
4-Praticar Mindfulness não é  aprender a relaxar/ esvaziar a mente.
Você pode relaxar quando você medita, mas  isto não significa que esteja fazendo certo ou errado. Não estamos praticando para alcançar um estado mental específico, mas simplesmente observando nossa experiência, seja qual for, sem julgamento. A mente é sempre ocupada, é a natureza dela. Quando praticamos, aprendemos a não nos fixar nos pensamentos, a deixar eles irem, e voltar nossa atenção ao foco. Precisamos fazer isto várias vezes.
5- Viver no Presente
Não quer dizer desconsiderar o futuro, e suas consequências. Simplesmente prestar atenção, estar presente no momento. O passado já ocorreu e não pode ser mudado; o futuro será determinado pelo que fizermos hoje. Portanto, o momento presente é o único que importa, onde há oportunidade de fazer algo.
6- Longas  e regulares práticas
 Pouco e seguidamente é melhor do que longa e ocasional. Precisa fazer parte de nossa rotina.. Não é um processo linear. É uma longa jornada.

Há dúvidas sobre este processo? Quais?
Você já meditou? Foi difícil, fácil?
Qual foi a sensação?  Se ainda não, experimente começar com 5 minutos ao dia, em um horário que você não seja interrompido. Sente-se em lótus, ou com as pernas cruzadas,  de forma que seja confortável, coluna ereta, e comece a inspirar  e expirar pelo nariz,  de forma lenta e regular. Preste atenção em sua respiração; se o pensamento vaguear, traga de volta à sua respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.