terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

TRAVESSIA

 


Quando estamos à deriva, sem bússola, buscamos uma forma qualquer de não naufragar. Nestas horas, nossa esperança é que, do nada, outro barco surja para nos resgatar. Nestes momentos, todos os sonhos, possíveis ou impossíveis, povoam nossas mentes, e tendemos a acreditar em soluções estrambólicas. São momentos de cautela porquê podemos acabar optando pelo arriscado, pegando  outra embarcação avariada.

Difícil, então, buscar as saídas possíveis, dentro de nós mesmos, enfrentar os múltiplos questionamentos, a insegurança, os traumas, e ter a calma necessária para definir ações e caminhos. Entretanto, são, nestes momentos, de questionamentos intensos, da total falta de respostas definitivas,  que nosso eu grita mais forte, tentando se reencontrar, e definir o que realmente quer, qual sua necessidade maior, e como deve agir. 

É tempo  de  contemplação, de espera, que tudo que foi plantado possa voltar a florescer, que novo ânimo, novos desejos, novos impulsos orientem a caminhada. Toda a precipitação será negativa, todo o impulso precisa ser retido até estar, novamente inteiro, e não mais dividido, perdido.

As marés vão estar, sempre, se alternando. Vamos, novamente, enfrentar as cheias, as rasas, as incontroláveis e destruidoras, que vem devastando tudo, e os períodos de total calmaria. Há que buscar em nosso âmago, a confiança em nós mesmos, e a certeza que podemos e vamos conseguir atravessar estes períodos, da melhor forma possível. Haverá consequências, danos ao casco, e talvez a nossa integridade, mas  terão valido a pena se, durante estas "travessias,"  nos conheçamos melhor, cresçamos e nos tornemos uma versão melhorada do nosso ser. 


" Navegar é preciso; viver não é preciso." Fernando Pessoa


Cida Guimarães
27/02/2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.