quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Expectativas!


Seria tão bom se não as criássemos, se, simplesmente, vivêssemos nosso presente  sem  estar, eternamente, criando expectativas, sejam elas relativas a relacionamentos, planos, acontecimentos, eventos, atitudes e/ ou desenrolar de ações. Criamos em nossa mente um filmezinho colorido, com o "outcome" esperado. Entretanto, este  resultado, nunca é igual ou, às vezes, nem parecido com o desejado e esperado,  o que, usualmente, nos deixa muito desapontados, frustrados, e até irritados.

Como fugir deste ciclo  de esperar, sonhar, projetar, e se decepcionar?
São os demais responsáveis  por nossa decepção? Claro que não!
Nós criamos o filme colorido, e depois não gostamos da versão possível, em preto e branco, ou até negativo. Faz parte de nosso viver! 
Não aprendemos pois repetimos isto em várias áreas de nossa vida, seja em um relacionamento,  um emprego, uma viagem, um evento, uma sociedade.  Nunca nada é como imaginado. A realidade é sempre distinta, e comparada com a imaginada, nada satisfatória.

Há que esperar menos dos outros, das situações, ou até o pior resultado possível, e ficar feliz com o que houver de ganho?  Cínica esta postura?  Talvez, mas real. Precisamos nos proteger  e também os demais, de nossos devaneios. Temos que olhar e apreciar nossa realidade, o que ela tem de positivo, e achar que, apesar das dificuldades, é maravilhosa,  comparada a outras tantas, e desenvolver o sentimento de apreciação e gratidão. Não podemos culpar os outros por não serem/agirem como desejamos. São como são, e se esperamos algo distinto, o problema é nosso. Olhar para o que temos e não para o que falta, e assim, talvez possamos desenvolver expectativas não tão traiçoeiras.

Se conseguirmos aterrar em nosso presente, nossa realidade, com o que ela tem de belo e feio, sem antecipar resultados, ou criar um cenário de sonho para o desenrolar de um  futuro,  que nem sabemos possível, talvez, nosso  estado emocional, nossas relações, e nossa atuação melhorem, consideravelmente. 
Há que parar de sonhar?
Não, o sonho nos mantém vivos, atuantes, mas não podemos perder nossa conexão com o possível, o real.

Como você lida com suas expectativas? Comente.


Cida Guimarães
29/02/24
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.