terça-feira, 1 de junho de 2021

Qual seu investimento mais importante?



Quando a palavra é investimento, logo pensamos em ouro, dólares, euro, letras de câmbio, debêntures, tesouro direto, etc. Raramente, pensamos em nós mesmos, nossa família, nossos afetos, nosso tempo. 

Kain Ramsey, meu tutor de cursos, sempre muito instigante,  em uma postagem, no grupo, "Principles into Practice", questiona o seguinte: 

"Você está desperdiçando, gastando ou investindo seu tempo?"


Não havia pensado na ótica do tempo, como investimento. Claro, é conhecido o ditado americano, "Time is Money", mas a ideia aqui é de não desperdiçar, não de investir. Há uma diferença, gritante, entre gastar e investir  seu tempo. Quando gastamos, estamos nos livrando, ou esgotando algo. Não estamos tendo nada de volta; ao passo que quando investimos, estamos tendo algum retorno, recompensas calculadas  Nosso tempo, nesta vida, é o que há de mais valioso; é finito, e não recuperável. Uma vez gasto, não teremos mais a oportunidade perdida. Nada será igual. Cada momento é único. Não podemos desperdiçar, gastar. Há que investir!

"Mindfulness" foi de uma importância fundamental para despertar minha consciência plena, de estar alerta, focando no momento, identificando objetivos, estabelecendo prioridades, definindo o que realmente importa.
Steve Jobs disse: "Aprender é investir em nosso futuro e no das próximas gerações."  É o que eu ando fazendo, atualmente. Investindo em conhecimento. Estudando sobre o ser humano, ampliando minha compreensão de mim mesma, através da reflexão e autoconhecimento, entendendo os outros, e ganhando novo olhar sobre os processos comportamentais, mentais e de relacionamento, obtendo, desta forma, novas ferramentas para melhor gerenciar minha vida, e lidar com as problemáticas, que vão surgindo.

Durante parte de minha vida, me dou conta, hoje, por razões múltiplas, desperdicei momentos importantes;  não investi o suficiente em mim mesma, e nos meus amados, imersa e sufocada por atividades e compromissos diversos: trabalho, filhos, casa, estudos... Não tenho remorsos. Sei que fiz tudo o que podia, que  tinha condições, na época, considerando meu grau de maturidade e consciência. Não dá para voltar e refazer a jornada, mas dá, sim, para tirar lições importantes, e posso, hoje, olhar para a vida de forma distinta, e  valorizar cada momento, cada instante vivido. 

Precisamos de TEMPO para tantas coisas, não gastando, mas investindo:

                           em nós mesmos, meditando, refletindo, definindo metas;


                                      em tempo de qualidade com nossa família;


                                      em  estudar, se atualizar, trabalhar;


                                                             em lazer;


                                                 em gratidão e amor.

Como você está investindo seu tempo? Está priorizando o que é realmente mais importante para você, ou está no piloto automático? 
Pare, analise, e veja se é necessário alterar o curso, e reestabelecer ordem de prioridade. Não desperdice seu tempo;  ele passa muito rápido, e, depois,  fica a sensação de pena, lástima  por  não ter estado mais presente, não  ter curtido cada momento, em sua plenitude. Afinal, o tempo voa!

,




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.