segunda-feira, 8 de abril de 2024

MUNDO LOUCO !

 


Minha vida nos últimos anos não tem sido o que poderíamos chamar de vida mansa, mas acredito que ninguém tem uma. A gente até pode pensar que sim, mas estamos olhando de longe, não estamos vivendo a real situação do outro. 

Bem, desde o início da pandemia, acredito, para a grande maioria das pessoas  tudo virou de ponta cabeça. Para mim, foi guinada total.
Desestruturante! Uma sucessão de perdas, dores, conflitos internos, preocupações,  e sofrimentos reais.

Claro que minha sensibilidade aflorada me levou a escrever ainda mais, e  de 2021, em diante, comecei a redigir mais poemas, liberando meus sentimentos através da escrita, que sempre, para mim, foi uma válvula de escape. 

 Inacreditavelmente,  há cerca de dois meses, meus seguidores começaram a aumentar exponencialmente. Primeiro, fiquei envaidecida, feliz, que as pessoas estavam prestigiando meu trabalho; depois, um tanto assustada com a realidade,  temerosa, e por fim, apavorada.

Que mundo louco! Me dei conta, e foi bastante sofrido e decepcionante, que muitos me seguiam, e buscavam amizade,  sem nem terem lido ou pesquisado a meu respeito. Uma foto de perfil, que pode ser tão enganosa,  havia sido o  gatilho para despertar o interesse. Então,  me vi envolvida em centenas de pedidos de amizade, mensagens,  e muita loucura. 

No início, comecei a interagir e, brevemente, me dei conta da total insensatez de alguns.  Pessoas que juravam estar apaixonadas; outras, revelando por sua fala, estar  em busca de alguém para suprir sua carência, sua solidão,  física e espiritual.
Em resumo, há muita solidão e falta de perspectiva. Pessoas que se encontram perdidas, sem um ombro amigo para compartilhar suas dores e inseguranças.
 O apavorante são os inúmeros "scammers", (aproveitadores/ trapaceiros),que através de uma fala melosa, bajuladora, querem te levar a prestar favores, como compra de cartão, investimento,  etc... Não são só homens. Há muitas mulheres também. Imagina que houve uma que se dizia funcionária de Mark Zuckemberg, e  disse que minha página estava indo tão bem, que eu havia sido selecionada como ganhadora de um prêmio de incentivo de $ 1.000.000. Queria saber se eu preferia  pagamento cash ou ATM, Falei para depositarem em minha conta pois sendo esta profissional, possuem meus dados. Sumiu!

 Outra, havia sido enviada pelos meus ancestrais, que sabiam que eu estava passando por momentos difíceis , e que iriam me ajudar. Me mandou erigir altar,  fazer rezas, mas depois pediu uma doação para um orfanato.  

Há de tudo. Mundo louco, traiçoeiro! Você nunca pode ter certeza quem está interagindo com você, do outro lado da telinha. Então, tem que ter muito cuidado e se antenar para os sinais de que há algo errado.

 Esta incerteza te leva para um lugar de dúvida, de insegurança, de falta total de transparência. Restringi e tive que bloquear muitos, mas também conheci pessoas incríveis,  com  interações ricas, e linda troca de ideias. Sempre há o bom, o inesperado, então temos que ter cuidado, nos preservar, mas  não ficar cético, guardado de tudo, senão não iremos ver o belo, o surpreendente, e deixar lugar para que  a empatia, compreensão e amor aconteçam.

Quis fazer este relato, também para alertar. Os "scammers" usualmente têm perfis incompletos, escrevem mal, com muitos erros, querem e pedem para mudar de plataforma, e fazem juras de amor, quando ainda nem te conhecem.  
Cuidado. Antenas, sempre, ligadas.


Cida Guimarães

08/04/2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.