segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Passos e Trocas no Processo de Desenvolvimento Pessoal






A vida é uma série de trocas.  Na medida que vamos crescendo, caminhando em nossa rota,  vamos despindo camadas de conceitos, padrões, paradigmas, e criando novos, em um difícil e longo processo de desenvolvimento pessoal.

A liberdade não  pode ser encontrada na segurança, assim como a  excitação  não  pode ser encontrada na zona de conforto. Se queremos  mais estímulo, progresso, conexão,  satisfação ou paz interior, uma troca  há de  ser feita.  Para ganhar, algo vamos perder.   A cada passo que damos, largamos ou renunciamos a algo. Às vezes, o fazemos em troca de um possível ganho. Podemos nos devotar ao melhor  caminho, sem necessidade  de nos preocupar,  irritar, e/ou escolher, pois, cada caminho terá seus obstáculos,  e quando surgem podemos, então, escolher se vamos sucumbir, combater, afundar/escalar, chorar, ou comemorar,  sabedores de que cada escolha irá levar a novas consequências. 

Maturidade é assumir responsabilidade pelos resultados dos caminhos escolhidos, seja para melhor ou pior. Há que pesar tudo que está envolvido, olhar as  possíveis ramificações.
 Algumas pessoas veem seus resultados como destino, mas cada consequência é somente uma nova série de  cruzamentos, nos quais iremos escolher novos rumos e passos de uma nova jornada.
 Muitos de nós desperdiçamos tempo e energia perseguindo coisas que não importam. Não compreendemos tudo. Precisamos buscar além do óbvio.

"A man’s rich must extend beyond his grasp." Poema de Robert Browning

A mudança pessoal é uma mudança interna e externa, simultaneamente. Tem origem em uma mudança em nosso padrão mental. Estamos, sempre, nos movendo em direção a algumas coisas, e nos distanciando de outras, mas para a mudança ocorrer em nossas vidas, precisamos passar através de uma série de pontos, em sucessão. Isto não quer dizer que a mudança final não possa ocorrer rapidamente, pode. Significa que a mudança mais significativa que experimentamos, segue uma sequência específica.

Temos uma tendência de operar pela razão, ou pela emoção. Quando vemos o mundo por uma destas duas lentes, deixamos de ver o todo. Pode ser frio e sem vida olhar para nossos relacionamentos através da lógica e do raciocínio e sob este enfoque, teremos dificuldades de aceitar algumas pessoas/ ações; o mesmo também acontece se usarmos somente a emoção para analisar situações/ comportamentos. Precisamos aprender a integrar emoção e razão, usando nossa mente sábia. Como já vimos em outros cursos, a mente humana tem 3 estados:
 A mente  da razão, a da emoção e a da sabedoria. Todos temos estes três estados, mas precisamos descobrir qual direciona nosso agir, e tentar atuar com equilíbrio, compensando aquele menos dominante. 
Novamente o autoconhecimento como fundamental.


O CAMINHO
A motivação para a mudança começa com um sentido de que não estamos cumprindo nosso potencial total em pelo mesmo uma área de nossa vida. Esta consciência pode ser sutil, no início, quando você percebe que não é mais tão eficiente em algumas áreas de sua vida. Percebe que algo precisa ser ajustado em sua forma de pensar ou na sua prática de vida. Antes mesmo de poder identificar o problema, identifica um sinal.

DESCOBERTA
Quando sua mente consciente identifica a origem primária de seu desconforto e faz o melhor possível para que você se dê conta de sua presença, seu ego pode resistir. O ego sempre busca refúgio na negação onde pretende que o desconforto é resultado de origem externa e se opõe. Para que a mudança ocorra, neste estágio, é crucial aceitar que a origem de nossa inquietação está em nós, de- pende de  nossa capacidade de controle. A capacidade de se adaptar a uma nova mentalidade é um pré requisito para se mover ao próximo estágio, neste processo de mudança pessoal.

PROPRIEDADE
Neste ponto, precisamos assumir total responsabilidade por nosso desconforto e inquietação. É necessário  identificar e reconhecer que a origem de nosso problema é  interna, através da  Identificação de  nossos padrões de pensamentos, inconsistências, emoções, hábitos, percepção distorcida, crenças limitantes, e  que os mesmos  precisam ser alterados. Este é um passo essencial para podermos nos responsabilizar por nossas atitudes.

EXPOSIÇÃO
Este é o estágio quando expandimos nossa busca para identificar o hábito ou atitude que já não nos serve. Pode ser desafiador, por muitas razões. Geralmente a lógica não é útil na arena emocional e também porque geralmente consideramos nossas crenças como verdades universais e procuramos justificá-las.
Ao invés de iniciar uma confrontação é geralmente mais fácil refletir sobre os padrões de comportamento procurando identificar como nossas crenças irracionais podem estar afetando nossas vidas.  Quando reconhecemos que estamos sendo retidos por uma ideia específica, iremos ter lógica e emoção dando suporte ao nosso desejo de mudança.

INTENÇÃO
Este é o limiar para a mudança pessoal. Você identificou uma crença ou padrão  comportamental e, agora, está motivado a substituir por algo mais útil. Está pronto a  se mover do estágio anterior e abraçar o novo. É hora de escolher a direção. Quando atingimos este estágio no processo de mudança é relativamente fácil identificar o que desejamos atingir. O mesmo processo de comparação que expôs a origem de seu desconforto inicial irá revelar seu futuro ideal. O que resta a fazer é abraçar uma mentalidade pró-ativa, e formular um plano de ação.

AÇÃO

Uma ação consistente é a única forma de alcançar resultados satisfatórios. Se não agir, nada irá mudar e seu desconforto com a realidade presente irá se intensificar devido a sua atual consciência. Agir demanda livrar-se do medo e da apatia e abraçar fé e incerteza.  Na medida que saímos de nossa zona de conforto, visualizamos, onde desejamos estar.

INTEGRAÇÃO
Esta é a última fase de crescimento pessoal onde a mudança já ocorreu. O que começou como consciência de que um ajuste era necessário, resultou na evolução de uma nova jornada de crescimento e desenvolvimento pessoal. Você agora aprecia o que pode conquistar e livrou-se de padrões de comportamento previamente estabelecidos. Quanto mais assume controle do processo, mais natural este se torna. Quando abraçamos a mudança e nosso crescimento isto se torna uma forma de vida. Resistir a mudança é o caminho mais fácil, mas custa o sentido de felicidade e realização que almejamos. 

Quando abraçamos a mudança, estamos abraçando a vida.


 Texto traduzido e adaptado  por Cida Guimarães
do curso de  Kain Ramsey, NLP Master Practitioner Certificate
 (Advanced to Specialist)
 13/09/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.